O Brave Browser e os Tokens de Atenção Básica: Reinventando a Publicidade Online

O navegador da Web Brave fez seu nome como uma alternativa ao Chrome com foco na privacidade. Com base no projeto de código aberto Chromium, a Brave adotou uma abordagem inovadora para a publicidade online.

O navegador bloqueia anúncios de terceiros por padrão, mas a empresa também integrou o Basic Attention Token (BAT), que promete compensar os sites com a criptomoeda BAT no lugar da publicidade digital invasiva que invade a privacidade.

Como tudo funciona?

As origens do bravo navegador

O Brave foi inicialmente concebido no início de 2015 como uma alternativa voltada para a privacidade ao navegador Chrome do Google. No entanto, o Chrome é o navegador mais popular do mundo, com muitos sites e extensões otimizadas para ele.

O Chrome é baseado no navegador de código aberto Chromium. Por ser de código aberto, qualquer pessoa pode pegar o código e desenvolver a partir dele. Brave é um desdobramento do Chromium, portanto, pode oferecer suporte a muitos dos mesmos sites, extensões e recursos do Chrome.

A diferença do Brave é na forma como gerencia os anúncios. A publicidade online causou muitas dificuldades na última década. Editores e criadores de conteúdo passaram a depender da receita da publicidade direcionada para operar. Os usuários da Internet têm ficado cada vez mais consternados com a natureza invasiva do rastreamento de terceiros exigido para anúncios direcionados.

Este conflito levou muitos a instalar software e extensões de bloqueio de anúncios. Embora isso possa melhorar a situação de rastreamento, priva os criadores online de uma renda muito necessária. A solução da Brave é bloquear a publicidade de terceiros por padrão e substituí-la por seus próprios anúncios selecionados.

A receita gerada por esses anúncios é dividida entre usuários (15%), editores (70%) e a própria empresa (15%). Como era de se esperar, esse modelo de substituição de anúncio baseado nos próprios anúncios da Brave não foi bem recebido pela indústria em geral.

Isso levou a Brave Software – a desenvolvedora do Brave navegador—Para criar uma solução alternativa e mais transparente.

Uma plataforma de anúncios descentralizada

Na época em que Brave foi lançado, o Ethereum também o fez. Desde então, cresceu e se tornou o segundo maior blockchain, processando mais de 450 milhões de transações em apenas quatro anos. Se você não está familiarizado com Ethereum, pode dar uma olhada em nosso Estudo de Moedas Ethereum.

Enquanto o Bitcoin é uma criptomoeda e um livro-razão digital, o Ethereum é uma plataforma descentralizada de contratos inteligentes. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicativos descentralizados (DApps) baseados no Ethereum. DApps se tornaram muito populares, como evidenciado por esses exemplos de DApp.

Você pode encontrar a alternativa da Brave Software ao programa original de substituição de anúncios no blockchain da Ethereum. Esta é a plataforma de troca de anúncios descentralizada conhecida como Basic Attention Token (BAT).

Atualmente, a BAT é exclusiva do navegador Brave e só opera lá. No entanto, BAT é uma plataforma separada. O navegador possui um recurso chamado Brave Rewards, que permite oferecer suporte aos sites que você visita. As recompensas são distribuídas usando o token de utilitário BAT.

O token de atenção básico

O token de atenção básico não é sua criptomoeda usual. Em vez disso, é um token de utilitário baseado em Ethereum, projetado exclusivamente para uso na plataforma de publicidade baseada em blockchain BAT. Nesse caso, o token e a plataforma são ambos chamados de BAT.

O Documento básico de token de atenção observa que a empresa vê o BAT como um componente futuro dos padrões da web. O BAT permite que anúncios direcionados sejam exibidos para os usuários, analisando localmente seu histórico de navegação. Nenhum desses dados é transferido do dispositivo ou armazenado em outro lugar.

No mercado atual, você não é recompensado por sua exposição aos anúncios. A troca fica com a maior parte da receita, enquanto apenas uma pequena porcentagem é paga aos editores e criadores. Na plataforma de anúncios BAT proposta, você é recompensado com o token de utilitário BAT com base na atenção que você presta aos anúncios exibidos.

O BAT acumulado é armazenado em sua carteira Brave Rewards. O BAT é distribuído aos editores participantes enquanto você navega na web com base em sua atenção. Você também pode optar por dar dicas ou contribuir regularmente com BAT para editores ou criadores específicos. Se você está preocupado com o fato de que isso deixa um rastro dos sites que você visita com frequência, não precisa se preocupar. Os pagamentos feitos por meio do Brave Rewards são anônimos.

Conforme sugerido no white paper da BAT, a Brave Software prevê a BAT também como uma plataforma de pagamento digital. Eles propõem que o BAT possa um dia ser usado para comprar bens digitais e até mesmo como um token de recompensa para jogos.

A adoção do BAT

Curiosamente, a plataforma BAT é um projeto de código aberto. Embora o roteiro atual da Brave Software para BAT inclua apenas a integração com o navegador Brave, em suas perguntas frequentes, eles observam que gostariam de ver desenvolvedores terceirizados levando a plataforma para outros navegadores e até mesmo para aplicativos de mensagens como Telegram e WeChat.

No entanto, por enquanto, BAT é uma plataforma integrada apenas com o navegador Brave. De acordo com um Postagem reddit pela empresa, em maio de 2018, Brave tinha apenas 1,4 milhão de usuários ativos.

Dada a quantidade de usuários que o Brave comanda atualmente, é difícil ver como o Brave Rewards e o BAT algum dia atingirão a massa crítica, ou mesmo pagamentos de recompensa altos o suficiente para tornar o sistema sustentável.

Para complicar ainda mais as coisas, cada instalação do Brave que você usa, tanto no desktop quanto no celular, pode ser sincronizada, mas sua carteira do Brave Rewards é exclusiva para cada instalação. É uma maneira complicada de gerenciar suas recompensas.

Isso é especialmente verdadeiro porque você precisa comprar a BAT com moedas criptográficas ou fiduciárias, amarrando seus ativos financeiros em uma instância específica do Brave Rewards. A carteira Brave BAT também é unidirecional; você pode pagar, mas não pode retirar.

O futuro da publicidade digital?

Não há dúvida de que o estado atual da publicidade online é complicado. O Google e o Facebook dominam o espaço, reivindicando para si a maior parte da receita. O rastreamento de terceiros exigido para anúncios direcionados está deixando os usuários da Internet cada vez mais desconfiados, especialmente após violações de dados de alto perfil, como o escândalo do Facebook Cambridge Analytica.

É necessária uma solução de longo prazo para quebrar o oligopólio Google / Facebook; um que protege os dados do usuário, mas também compensa de forma justa editores e criadores. Brave Rewards, a plataforma BAT e o token de utilidade são uma solução potencialmente empolgante.

No entanto, o navegador Brave já existe há algum tempo, mas tem sofrido com as baixas taxas de adoção. A plataforma BAT baseada em Ethereum apresenta uma opção para publicidade online amigável à privacidade. O fato de estar tão fortemente ligado ao Brave sugere que a BAT também terá baixa adoção.

A carteira unidirecional pode impedir que os usuários depositem seus ativos financeiros na plataforma, limitando a quantidade de BAT que os editores receberão. Ainda há muitos obstáculos a superar antes que o Brave Rewards e o Basic Attention Token possam oferecer uma alternativa totalmente realizada aos sistemas atuais de publicidade online.

Procurando mais maneiras de aumentar sua privacidade com a criptomoeda? Aqui estão as criptomoedas mais privadas que você pode usar agora.