Como a criptografia está redefinindo o futuro das finanças

Desde a criação do Bitcoin em 2009, muitas moedas virtuais logo chegaram ao mercado, e o uso e a propriedade de criptomoedas têm aumentado nos últimos anos. No entanto, ainda há mistério em torno da criptografia. Muitas pessoas ainda questionam para que pode ser usado, como afetará o futuro dos mercados financeiros e o que é exatamente.

Em sua forma mais simples, a criptomoeda é uma versão digital da moeda que utiliza a tecnologia blockchain e uma combinação única de códigos gerados por funções criptográficas para mover transações. Bitcoin, Ethereum, Ripple e Litecoin são algumas das criptomoedas mais populares e amplamente utilizadas no mercado hoje.

A pesquisa mostra que as transações e contas de Bitcoin sozinhas atingiram uma taxa de crescimento de cerca de 60% anualmente nos últimos cinco anos. Isso implica que as criptomoedas estão de alguma forma sendo adotadas rápida e abertamente.

Se você ainda está se perguntando como as criptomoedas funcionam e como elas se espalharam desde o seu início, você veio ao lugar certo. Vamos dar uma olhada em como essa moeda em alta surgiu, como ela funciona, suas aplicações e sua posição no futuro.

A evolução da criptomoeda

O evento mais significativo que levou à formação da indústria de criptografia é o lançamento do Bitcoin (BTC) em uma rede descentralizada. A rede de caixa eletrônico ponto a ponto opera usando a tecnologia blockchain, que é operada por pessoas que a usam. Isso significa que não há distribuidor ou intermediário para verificar as transações no blockchain e há pouco ou nenhum espaço para roubo.

Em sua essência, a criptomoeda existe e funciona graças aos avanços no campo da criptografia na década de 1980. Esta inovação pavimentou o caminho para o desenvolvimento da tecnologia blockchain que forma sistemas de criptografia projetados para proteger a rede.

Pouco depois do lançamento do Bitcoin, Litecoin (2011), Ripple (2012) e Ethereum (2015) seguiram o exemplo. Hoje, existem milhares de moedas digitais em circulação, sendo o BTC o mais antigo do mercado. Existem também moedas digitais que não apenas usam e distribuem moedas, mas também permitem que os usuários adicionem uma camada extra de proteção ao blockchain. Este código de contrato é chamado de “contrato inteligente”.

As estatísticas mostram que o valor cumulativo de capitalização de mercado das criptomoedas atingiu $ 237,1 bilhões. Isso demonstra o quão rápido a indústria está crescendo. Também fornece aos investidores uma ideia do tamanho do mercado dos criptomoedas e quanto dinheiro está circulando no mercado.

Assim como as ações, os preços das criptomoedas sofrem grandes oscilações de preço. Essa volatilidade e comportamento errático de preços são o que atrai os investidores a comprar criptos quando o preço está baixo e vendê-los quando atinge seu pico para obter grandes lucros.

Adoção e uso de criptomoeda

As criptomoedas usam tecnologia descentralizada para armazenar dinheiro e realizar transações seguras, e podem fazer isso sem a necessidade de ir a um banco ou de usar seu nome. As transações são totalmente privadas e ocorrem em um livro-razão público (blockchain), que registra todas as transações feitas por usuários e proprietários de moeda. Sua natureza descentralizada é sua característica notável.

No Japão, uma das nações mais inovadoras do mundo, seu maior banco está aderindo à tendência da criptomoeda. A Mitsubishi UFJ Financial Group Inc. está trabalhando na emissão de sua própria moeda virtual. Ao controlar onde as pessoas podem negociar sua moeda MUFG, elas podem supervisionar e suprimir quaisquer flutuações extremas em seu preço. A moeda pode ser usada para compras, remessas e outras transações.

Na mesma linha, o governo chinês deu início ao seu programa piloto para o versão virtual oficial de sua moeda fiduciária, que pode ser usado para transações por meio de uma carteira digital sem abrir uma conta bancária. O passo da China para a adoção da criptomoeda pode ter o potencial de se opor ao BTC e ao dólar americano.

Por outro lado, a IBM e o CLS estão se unindo em parceria para definir as lojas de aplicativos blockchain para bancos em movimento. Essa parceria lançou o LedgerConnect, uma plataforma de tecnologia de razão distribuída projetada para empresas do setor de serviços financeiros para simplificar as transações criptográficas.

Enquanto isso, a rede de cinemas mais proeminente da Tailândia está integrando pagamentos criptográficos em seu sistema de pagamento. Isso permite que os clientes usem criptomoedas para comprar ingressos, pipoca e outros serviços. Mesmo quando uma crise de saúde global coloca o mundo em parafuso, o interesse pela criptomoeda persiste e aumenta.

Na Nigéria, as taxas caras para transferências de dinheiro transfronteiriças levaram muitos a experimentar trocas de criptomoedas que acomodam nigerianos que vivem e trabalham no exterior. Os cryptos são uma opção econômica para o sistema de transição, pois eles podem usar seus smartphones apenas para enviar dinheiro e pagar as compras nas lojas.

Abaixo estão alguns dos principais motivos pelos quais as empresas e instituições devem considerar a adoção de criptomoedas e tecnologia de blockchain.

  • Dinheiro programável. Contratos inteligentes podem ser usados ​​para eliminar o trabalho manual e repetitivo quando se trata de fazer acordos de transação.
  • Privacidade e segurança. A natureza descentralizada das criptomoedas permite que as pessoas mantenham suas transações privadas e anônimas, ao mesmo tempo que fornecem registros rastreáveis.
  • Acessibilidade. Uma das principais oportunidades que as criptomoedas podem oferecer às pessoas é disponibilizar o modelo financeiro a bilhões de indivíduos sem banco em todo o mundo.

Resumindo

A indústria de criptomoedas, assim como a tecnologia blockchain, ainda está em seu estágio inicial. À medida que mais pessoas mergulham em criptomoedas e mais avanços tecnológicos surgem, mais funcionalidades e aplicações práticas devem ser esperadas dessa inovação. Lentamente, os sistemas sofisticados das criptomoedas demonstrarão seus efeitos no setor financeiro.

As moedas virtuais estão perturbando o setor financeiro. Pode causar confusão e chamar a atenção de muitos, mas uma coisa é certa: está aqui, vai continuar a crescer e vai transformar a forma como as pessoas fazem negócios nos próximos anos.

Em breve mudará o setor financeiro para melhor, trazendo acessibilidade para mais pessoas e desbloqueando inúmeras oportunidades de investimento para pessoas e empresas.

Sobre o autor:

Ed Drake é um autor em CoinGeek, um entusiasta da tecnologia e um ávido fã de jogos online. Quando não está escrevendo sobre blockchain e Bitcoin, ele joga videogame, seja no PC que ele construiu peça por peça ou em um de seus muitos consoles de jogos.