Uma análise mais detalhada do recente incidente de desalavancagem automática da BitMEX
Um punhado de negociantes de BitMEX ficou chocado na semana passada depois que o aumento dramático do preço do Bitcoin causou seu baixo posições para fechar rapidamente em um processo conhecido como “auto-desalavancagem”. No total, nas posições BTC e ETH no BitMEX, mais $ 500 milhões foi liquidado quando o BTC quebrou a resistência e disparou para mais de $ 5.100, a ação de preço mais notável desde Novembro de 2018.
O movimento de preços, no qual a comunidade criptomoeda testemunhou o aumento do preço do Bitcoin em mais de US $ 900 em apenas 24 horas, pegou muitos vendedores a descoberto sem saber, mas os problemas na bolsa de alto volume, BitMEX, tornaram as coisas ainda piores.
A bolsa BitMEX oferece aos comerciantes a oportunidade de negociar contratos de derivativos de várias criptomoedas líderes com alavancagem, o que maximiza os lucros, mas também aumenta o potencial de perda.
Vendedores curtos experimentam desalavancagem automática
Durante as condições normais de negociação, quando a volatilidade é maior do que a média devido a grandes oscilações de preços, as posições dos traders são protegidas da desalavancagem automática por meio do BitMEX fundo de seguro; criado a partir de liquidações executadas com sucesso a preço de mercado.
O fundo de seguro é projetado para evitar ordens de liquidação não cumpridas antes que sejam liquidadas por meio do sistema de desalavancagem automática, que fecha as posições dos traders instantaneamente e muitas vezes com prejuízo.
Os contratos de futuros expiram na maioria das vezes no final de um mês de calendário, e os contratos anteriores para o XBTU19 e ETHM19 haviam expirado recentemente em 29/05/19. Como o fundo de seguro da BitMEX é atribuído a conjuntos individuais de contratos, o fundo de seguro muda automaticamente do contrato anterior expirado para o novo contrato conhecido como mês anterior.
O nível de alocação do fundo de seguro é altamente dependente da quantidade de liquidações associadas a cada contrato e, no caso do evento da semana passada, o processo automático de rolagem do fundo de seguro do conjunto expirado de contratos para os novos contratos não foi executado corretamente. Portanto, quando o preço do BTC subiu fortemente, o processo de auto-desalavancagem assumiu.
BitMEX declarou publicamente que menos de 200 comerciantes foram afetados pela auto-desalavancagem, mas mesmo assim o evento causou pânico entre alguns usuários e a comunidade em geral exigiu uma explicação.
BitMEX para clientes de reembolso
Os usuários não tiveram que esperar muito para ouvir a resposta oficial do BitMEX. Admitindo que a culpa era sua, a BitMEX confirmou que, durante a desalavancagem automática, havia uma alocação insuficiente de seu fundo de seguro para os contratos afetados.
Em um Comunicado de imprensa lançado em 04/02/19, o BitMEX reiterou fortemente que os traders que perderam fundos durante o evento de auto-desalavancagem seriam reembolsados, e a uma taxa equivalente ao lucro potencial máximo que eles teriam sido capazes de realizar com aquela negociação em particular, se o auto-desalavancagem não ocorreu.
A BitMEX também garantiu a seus usuários que eles não tiveram nenhum lucro durante o evento de desalavancagem automática, ou às custas de traders desalavancados, e que entrariam em contato com todos os afetados pessoalmente nos próximos dias. Da mesma forma, o BitMEX afirma que os controles foram implementados para evitar que este cenário ocorra novamente.
Como você pode evitar a desalavancagem automática?
Negociação de margem Bitcoin é uma estratégia inerentemente arriscada para os usuários, e sempre há uma grande possibilidade de que os traders percam fundos em um período de tempo muito curto.
No entanto, como o potencial de lucros também é acentuadamente aumentado, sempre há traders dispostos a assumir riscos calculados. Nesse cenário, existem algumas maneiras pelas quais os traders podem reduzir sua probabilidade de desalavancagem automática.
Negociar com alavancagem que é muito alta para o perfil de risco de um trader pode ser fatal para suas negociações. Por exemplo, os comerciantes podem usar 100x de alavancagem no BitMEX, oferecendo lucros potenciais muitas vezes maiores do que os usuários poderiam realizar com seus fundos reais.
No entanto, tais negociações de alta alavancagem significam que pelo menos metade da margem inicial do trader (seus fundos reais) são alocados como margem de manutenção. No caso de uma liquidação repentina, o que ocorre com frequência, os traders com alta alavancagem têm um limite de liquidação mais baixo e acabam perdendo grande parte de sua margem inicial. Com uma alavancagem mais baixa, o trader pode não ter experimentado nenhuma desalavancagem, já que seu preço de falência seria equivalente a um preço à vista mais baixo em seu ativo negociado.
Os comerciantes também podem avaliar a probabilidade de serem auto-desalavancados por meio do ADL Priority Deleveraging Ranking, um indicador à esquerda da interface do BitMEX, que apresenta cinco barras coloridas. Cada barra acesa representa a prioridade dos usuários na fila de desalavancagem automática.
Se todas as cinco barras estiverem acesas, isso significa que a posição de um comerciante é muito provável a ser auto-desalavancada caso uma liquidação não seja capturada pelo mercado, então os usuários devem estar cientes disso e reduzir a alavancagem em suas posições de acordo.
Resumo
A negociação de margem é uma forma comprovada para os traders aumentarem sua exposição a um ativo com uma margem inicialmente baixa e, posteriormente, realizar ganhos maiores.
No entanto, os usuários devem estar cientes dos riscos inerentes associados à negociação de margem, como o evento de desalavancagem automática na BitMEX na semana passada e tomar medidas para evitar um evento semelhante que afete sua negociação, ou em vez disso, use uma plataforma de negociação que tenha medidas em vigor para evitar que tais cenários ocorram.