7 serviços de streaming de música Blockchain que são melhores que o Spotify
Todos nós sabemos sobre Spotify, Apple Music e Google Play Music; eles são alguns dos aplicativos de streaming de música mais populares da web.
Mas você sabia que existem serviços de streaming de música blockchain? Eles tentam evitar muitos dos problemas associados aos fornecedores tradicionais (tosse, pagamento de artistas).
Vamos olhar mais de perto. Aqui estão sete plataformas de streaming blockchain que você pode usar hoje.
1. Audius
Um tema comum entre os aplicativos de streaming de blockchain é o foco em artistas indie e promissores. Eles não podem pagar os direitos de licenciamento para músicos e bandas de renome. Audius é uma dessas plataformas. A maioria dos músicos é desconhecida, embora você encontre algum conteúdo de nomes mais conhecidos – especialmente DJs.
O aplicativo Audius é talvez mais parecido com o Soundcloud; permite que os músicos construam uma base de fãs, compartilhem as faixas nas quais estão trabalhando e publiquem seus trabalhos concluídos. O aplicativo tem alguns apoiadores famosos, incluindo Deadmau5 e 3LAU:
“Como artista, passo muito do meu tempo vendo o futuro da indústria, e Audius é claramente o caminho a seguir. Estou muito feliz por me juntar a esta equipe. ”
O Audius oferece streaming de 320 kbps e é totalmente gratuito. E porque ele usa um blockchain, os desenvolvedores podem facilmente fazer seu próprio DApp no protocolo Audius. Considere a diferença, portanto, entre Audius e Spotify. Este último enfureceu os usuários quando matou aplicativos de terceiros em 2014. Isso nunca pode acontecer com o Audius.
2. BitSong
Embora ainda não esteja ao vivo, o BitSong oferecerá um acordo financeiro mais justo para os criadores de música. Não só isso, o serviço também vai pagar aos usuários para ouvir a música. É uma situação ganha-ganha para todos os envolvidos.
Mas como isso funciona?
Bem, o serviço permitirá que os anunciantes coloquem seus próprios anúncios e paguem em $ BTSG. Quando as músicas são tocadas, até 75% das taxas de anúncios são compartilhadas entre o artista como ouvinte. Ambos os grupos são pagos imediatamente em suas carteiras privadas. Os outros 25 por cento são divididos entre validadores, delegações e custos de desenvolvimento de plataforma.
Os usuários ainda poderão usar $ BTSG para comprar músicas diretamente e dar dicas para seus artistas favoritos.
O aplicativo estará disponível para Android e iOS. Ambos os aplicativos serão compatíveis com o Chromecast.
3. Choon
Choon já é uma plataforma de streaming blockchain totalmente funcional. As primeiras indicações sugerem que pode ser o aplicativo de música blockchain que as outras plataformas aspiram.
O site é nítido e bem desenhado, a descoberta de música é fácil graças aos links Gêneros, Faixas principais, Listas de reprodução e Novos lançamentos no painel esquerdo, e já existem 12.000 artistas usando a plataforma. Considerando que o aplicativo principal ainda está em beta, é altamente impressionante.
Alguns dos artistas mais conhecidos na plataforma incluem Darude e Tala. Alegadamente, os artistas no Choon podem ganhar 13 vezes mais por jogo do que no Spotify.
Infelizmente, o start-up de música blockchain sofreu alguma controvérsia nos bastidores. Em julho de 2019, ele excluiu as contas de vários de seus principais artistas após uma mudança de propriedade. As contas excluídas incluíam a estrela do jazz, Kris T Reeder. Ele prontamente assinou contrato com o serviço rival, Ujo Music, menos de uma semana depois. As contas foram eventualmente restauradas.
4. Ujo Music
Ujo Music é outro negócio de música blockchain que está tentando realinhar a relação entre artistas e usuários.
Por exemplo, ele digitaliza os direitos musicais e metadados dos artistas, permitindo que as empresas licenciem as faixas de forma rápida e direta. Os criadores estão sempre no controle total de seu contrato de licença e podem definir seus próprios preços e regras de uso.
Do ponto de vista do ouvinte, o aplicativo de streaming de música é de uso gratuito (embora se você quiser baixar e possuir a música, você precisará pagar uma pequena taxa.
No lado negativo, as ferramentas de descoberta de música estão ficando para trás em relação a outros aplicativos de streaming de música baseados em blockchain em nossa lista.
5. Musicoin
Musicoin foi o primeiro aplicativo de streaming de música a usar um blockchain. É também um dos poucos aplicativos de música blockchain que saiu da versão beta e com aplicativos prontos para uso na Google Play Store e na Apple App Store.
O serviço tem sua própria criptomoeda – $ MUSIC – que usa para pagar os artistas. Contratos inteligentes são usados para validar pagamentos de royalties e contratos de artistas.
Para os ouvintes, o serviço é gratuito. E se você é um amante da música que está farto das restrições à versão gratuita do Spotify, também ficará encantado em saber que toda a plataforma do Musicoin é totalmente livre de anúncios.
No momento da escrita, mais de oito milhões de faixas foram transmitidas da plataforma. O número está aumentando rapidamente.
6. Ressoar
Resonate é uma plataforma de streaming de blockchain paga. Embora seja gratuito para criar uma conta, você precisará recarregar sua conta com crédito se quiser ouvir música. Felizmente, não é caro, US $ 5 proporcionam cerca de 30-50 horas de reprodução, dependendo da duração das faixas das músicas que você ouve.
Pode soar como uma proposição incomum. Mas, novamente, vamos compará-lo com serviços como Spotify e Apple Music. Se você tem um plano com esses aplicativos, quantas horas de música ouve por mês? Muito poucas pessoas estão chegando a mais de 30 horas. Quase nenhum chega a mais de 50 horas. O modelo pague conforme jogar oferece uma melhor relação custo-benefício para a maioria dos assinantes.
7. eMusic
A última recomendação em nossa lista é eMusic. Como a maioria dos aplicativos de música blockchain, ele promete fornecer aos artistas um pagamento mais justo por seu trabalho. O aplicativo fornecerá pagamentos instantaneamente assim que alguém comprar uma de suas faixas.
O streaming de música não é gratuito no eMusic. Você pode comprar música faixa por faixa ou comprar 60 faixas por $ 20 / mês, 40 faixas por $ 15 / mês ou 20 faixas por $ 10 / mês.
Como o aplicativo está vendendo a música, há um número maior de artistas e bandas conhecidas na plataforma. Você pode acessar músicas de Nina Simone, Miles Davies, Hot Chip, Buddy Holly e muitos mais.
A música Blockchain está crescendo
Esses sete aplicativos de streaming de música blockchain são ótimas alternativas para Spotify e Apple Music, mas mais serviços estão chegando online o tempo todo. Certifique-se de manter seus olhos abertos para novos aplicativos de streaming de música conforme eles vão ao vivo.
E se você quiser saber mais sobre o crescimento do blockchain em outras áreas, certifique-se de ler nossos artigos sobre como a tecnologia do blockchain está sendo usada na área de saúde.