5 fraudes e fraudes de criptomoeda que você pode evitar
Como evitar golpes de criptomoeda? A maneira mais fácil é permanecer offline e esquecer a existência de criptomoedas. Mas se você está determinado a investir no mundo arriscado da criptomoeda, precisa estar ciente dos golpes mais comuns que continuam surgindo.
Como acontece com qualquer golpe, ser pego irá afetá-lo muito. Nós não queremos isso. Aqui estão cinco golpes comuns a serem observados.
1. Trocas sombrias ou inseguras
A popularidade da criptografia viu um grande aumento nas trocas de criptomoedas. Todos eles querem sua atenção e, mais significativamente, as taxas de transação que vêm com o manuseio de suas compras.
No entanto, não existem muitas trocas de criptomoedas totalmente confiáveis. Sabe-se que as bolsas populares desaparecem completamente da noite para o dia, levando todas as criptomoedas com elas.
Se você é totalmente novo na criptomoeda, talvez não tenha ouvido falar do Monte. Gox. Esta foi uma primeira troca de criptomoedas que, a certa altura, era responsável por mais de 70 por cento de todas as transações de Bitcoin em todo o mundo. Uma manhã de fevereiro de 2014, MT. Gox suspendeu a negociação. Mais tarde, descobriu-se que 850.000 Bitcoins foram roubados (avaliados em US $ 450 milhões na época) e continua sendo um dos piores hacks de criptomoeda do mundo.
Uma pequena lista de trocas um tanto confiáveis
Felizmente, existem algumas trocas de criptografia excelentes. É um pouco subjetivo, mas nunca tivemos problemas sérios com os sete aplicativos a seguir:
- Coinbase (Inscreva-se usando este link e ganhe $ 10 de Bitcoin grátis após comprar ou vender seus primeiros $ 100 em Bitcoin.)
- Binance
- Bitfinex
- LocalBitcoins
- Changelly
- ByBit
- CoinMama
Lembre-se, faça sua própria diligência antes de colocar qualquer quantia de Bitcoin ou altcoins em uma troca.
Nossa dica final é comum: não mantenha sua criptomoeda armazenada em uma bolsa. Transfira essas moedas para uma carteira offline no final do dia de negociação – leva apenas um curto período de tempo para enviá-las de volta a uma bolsa para negociação. Se você realmente vai entrar em criptomoeda, considere atualizar para uma das melhores carteiras de hardware de criptomoeda.
2. Esquemas de pirâmide e Ponzi
Na primavera de 2017, uma empresa sediada em Mumbai chamada OneCoin estava fazendo um discurso de vendas para uma sala de investidores. Agentes financeiros indianos invadiram a reunião, acabando por prender 18 representantes do OneCoin por operar um esquema de criptomoeda Ponzi. No momento de sua prisão, OneCoin já havia movimentado mais de $ 350 milhões por meio de um processador de pagamento.
Os investidores foram enganados por uma combinação de aumento de vendas entusiasmado, falta de conhecimento da tecnologia à sua frente e muita cobertura positiva da mídia (tanto do projeto quanto do aumento dos preços das criptomoedas). Muitas pessoas perderam muito dinheiro.
Gostamos de pensar que somos inteligentes o suficiente para detectar um golpe quando ele está na nossa frente. Mas a criptomoeda está criando novos golpes, usando jargão e tecnologia dos quais a maioria das pessoas nunca ouviu falar, quanto mais entender de verdade. Até mesmo entender o básico da tecnologia de blockchain e contratos inteligentes é difícil para o leigo.
3. Esquemas de bomba e despejo
Muitos especialistas financeiros proeminentes também descartaram a criptomoeda como uma farsa. Enquanto alguns comparam o Bitcoin a outros investimentos de refúgio seguro, como ouro, outros acreditam que é apenas o paraíso do especulador, pronto para bombear e despejar.
O Bitcoin tem uma capitalização de mercado de mais de US $ 115 bilhões no momento em que este documento foi escrito. Seria muito difícil manipular diretamente o preço. Mas altcoins menores são extremamente vulneráveis a uma bomba e despejo padrão.
De muitas maneiras, os milhares de altcoins menores tomaram o lugar dos penny stocks, embora com uma vantagem tecnológica. Além disso, existem vários grupos dedicados a esta prática exata. Eles realizam uma votação mensal para escolher uma altcoin com uma pequena capitalização de mercado e descem.
4. Ofertas iniciais de moedas (ICOs)
As ofertas iniciais de moedas (ICOs) são os IPOs do mundo da criptomoeda. As startups de criptomoeda criam ofertas iniciais de moedas para levantar quantias substanciais de dinheiro. No entanto, muitos deles superestimam amplamente o valor de seu início. Outros são simplesmente esquemas elaborados de bomba e despejo.
A Securities and Exchange Commission (SEC) é extremamente cautelosa com as ICOs. Ele oferece os seguintes avisos:
- Freqüentemente, faltam informações precisas ou atuais sobre uma moeda.
- Muitas vezes surgem dúvidas sobre a precisão das informações publicamente disponíveis, incluindo comunicados à imprensa e cobertura da mídia.
- Existem práticas comerciais questionáveis, como informações privilegiadas, manipulação de mercado e muito mais.
Claro, isso nem sempre protege os investidores em potencial de ICOs fraudulentos, como vimos anteriormente com o OneCoin. Devido à histeria do mercado em torno dos ICOs e ao potencial de grandes lucros a curto prazo, muitos golpistas estão tentando lucrar. Como alternativa, as empresas anunciam seu ICO antes que a tecnologia esteja realmente pronta.
Observação: Aprender mais sobre a posição da SEC sobre ICOs lendo nosso artigo.
O DAO
Quando o DAO (uma organização autônoma descentralizada que leva o nome da sigla) concluiu seu ICO de 2016, levantando mais de US $ 34 milhões, os especialistas o consideraram um sucesso. Isso foi até que alguns usuários exploraram uma vulnerabilidade no código DAO e desviaram um terço dos fundos do DAO para outra conta. Para devolver os fundos à conta original, a comunidade Ethereum teve que concordar com uma bifurcação rígida, rasgando a criptomoeda pela metade.
DAO agora foi retirado das principais bolsas e é visto como um fator importante no (muito necessário) exame minucioso da SEC em ICOs de criptomoeda.
Nem todos os ICOs são ruins
Novamente, não queremos espalhar FUD sem fornecer algumas informações ICO positivas.
Por exemplo, Filecoin arrecadou mais de $ 200 milhões para seu sistema de armazenamento descentralizado baseado na tecnologia blockchain. Filecoin também teve alguns patrocinadores impressionantes, incluindo Winklevoss Capital (propriedade dos gêmeos Winklevoss), Sequoia Capital e Andreessen Horowitz.
Há também uma série de ICOs muito promissores no horizonte – mas, como acabamos de ver, é difícil saber exatamente em que confiar sem uma pesquisa considerável.
5. Moedas inexistentes
Em agosto de 2017, a polícia da cidade de Londres fechou um “negócio de criptomoeda” que ligava para as pessoas para vender moeda digital falsa. As vítimas foram chamadas a frio e persuadidas a comprar criptomoedas inexistentes. Nove vítimas se apresentaram à empresa do Reino Unido, Action Fraud, com perdas combinadas superiores a £ 150.000.
O homem que supostamente armou o golpe usou um endereço no centro de Londres, no centro financeiro, para conferir autenticidade ao golpe.
Os verdadeiros investidores não irão ligar para você para oferecer uma oportunidade, criptomoeda ou não. Se você receber uma ligação solicitando seu investimento em um projeto, anote o nome de quem ligou, o nome e o endereço da empresa e desligue o telefone. Sua próxima ligação deve ser para a SEC para relatar possível fraude em títulos.
Imitadores
Uma ameaça crescente vem das redes sociais. Contas de empresas de criptomoedas proeminentes estão sendo falsificadas no Twitter e no Facebook. As páginas de golpes entram em contato diretamente com os indivíduos, pedindo investimento em seu projeto ou para comprar Bitcoin ou Ethereum com desconto. Os endereços fornecidos pertencem aos golpistas.
Outro golpe que piora é a troca de SIM, em que um ladrão troca seu cartão SIM pelo telefone. Descubra como funciona um ataque de troca de SIM e como você pode se manter seguro.
Você deve evitar criptomoeda completamente?
De jeito nenhum. Apenas entenda que qualquer tecnologia em expansão atrairá indivíduos inescrupulosos – especialmente se essa tecnologia puder levar a retornos extremamente altos.
A chave para se manter seguro na criptomoeda é a pesquisa. Sempre há pessoas infelizes que se arriscam e serão vítimas de fraude. Coisas que parecem boas demais para ser verdade provavelmente são.
Alguns comerciantes do dia de criptomoeda ganham grandes quantias de dinheiro, mas eles sabem o que estão fazendo. E muitos deles negociam, compram e vendem Bitcoins e outras altcoins desde os primeiros dias da criptomoeda. Mas um aplicativo Android que promete riquezas incalculáveis? Esse é outro golpe de criptomoeda a ter em atenção.
Lembre-se, comece pequeno e invista apenas o que você pode perder. Considere os riscos de investir em criptomoeda para saber no que está se metendo!