Microfinanciamento de criptomoeda: três serviços de empréstimo de criptografia ponto a ponto

As criptomoedas descentralizadas oferecem oportunidades massivas para empréstimos e microfinanças ponto a ponto. Se você deseja emprestar criptografia ou não tem acesso aos serviços bancários tradicionais, aqui estão alguns dos melhores serviços de microcrédito de criptomoeda.

1. Lendoit

Reivindicando o título de “a primeira plataforma de empréstimo ponto a ponto do mundo, Lendoit é um serviço de empréstimo ponto a ponto descentralizado. Ele usa contratos inteligentes para remover “intermediários” de terceiros e permite que você organize os detalhes do empréstimo diretamente com sua contraparte.

Lendoit foi lançado em 2016, mas só ficou pronto para produção no início de 2019. Lendoit não precisa de qualquer forma de garantia de um mutuário, então, para garantir que os empréstimos sejam realmente devolvidos, eles implementaram vários serviços inovadores:

  1. Avaliação do mutuário: terceiros locais para o país do mutuário avaliam e classificam a credibilidade do mutuário.
  2. Esquema de compensação inteligente: por meio dos contratos inteligentes usados ​​para organizar o empréstimo, uma pequena fração do empréstimo é reservada e armazenada como parte desse esquema. Este esquema de compensação destina-se a reembolsar os credores em certas circunstâncias, caso um devedor não.
  3. Mercado padrão: Em casos extremos, os credores podem vender o empréstimo para agências de cobrança de dívidas.

Embora os serviços de inadimplência de empréstimos e recuperação de dívidas nunca sejam bons para discutir, a plataforma da Lendoit tem opções de recuperação integradas. A avaliação do mutuário garante que os usuários só possam contrair empréstimos se forem capazes de reembolsá-los. Por esta razão, Lendoit não é tão anônimo quanto eles querem que você acredite. Embora credores e devedores possam não se conhecer, esta avaliação de crédito significa que você não pode pedir emprestado nesta plataforma e permanecer anônimo.

A Lendoit opera seus contratos de empréstimo inteligente na Ethereum e, uma vez executados, os fundos são transferidos diretamente entre as carteiras dos participantes.

A Lendoit apóia empréstimos consorciados e fornece um mercado de empréstimos. Depois de avaliados e aprovados, os pedidos de empréstimo ficam visíveis no mercado de empréstimos, onde os credores podem definir suas taxas de juros e competir entre si.

2. LendaBit

LendaBit já conseguiu mais de 3.000 empréstimos com cerca de 20.000 clientes. Este serviço fácil de usar funciona com muitas das melhores trocas de criptografia, mas você precisará fornecer garantia contra o seu empréstimo.

Lendabit fornece uma plataforma de empréstimo de blockchain segura, sem intermediários. Você pode emprestar ou pedir emprestado entre $ 50 ou $ 200.000, durante três dias ou três anos. Tanto os credores quanto os devedores podem definir suas taxas de juros e termos de financiamento preferenciais, mas o Lendabit cobra uma taxa de serviço de 0,5% aos credores e 1% aos devedores. Também existem taxas a pagar sobre a transferência de garantias e a retirada de fundos.

Os empréstimos são pagos em Tether ou Bitcoin apenas agora, e a plataforma Lendabit ainda está em fase Beta. Qualquer pessoa pode se inscrever no momento, e existem poucas restrições aos países de origem.

Você pode retirar parte do seu pagamento de garantia caso o valor da moeda aumente. Se o valor diminuir, você precisará fornecer mais garantias, mesmo se já tiver garantido o empréstimo.

O maior benefício do lendaBit é que não há necessidade de verificações de crédito ou identidade para emprestar. Se você tiver a garantia necessária para cobrir os termos do seu empréstimo, você pode providenciar um empréstimo.

3. ETHLend

ETHLend é um sistema de criptografia de empréstimo descentralizado, ponto a ponto, que também reivindica o título de “o primeiro mercado de empréstimo de criptografia do mundo”. lançado em fevereiro de 2018 pela empresa fintech AAVA do Reino Unido, não acreditamos que seja o primeiro.

Como o nome pode sugerir, a ETHLend conecta credores com tomadores de empréstimos em todo o mundo. Existem algumas limitações, mas a maior é uma funcionalidade restrita para residentes dos EUA. O que isso acarreta não está claro. Com a tecnologia de contratos inteligentes Ethereum, não há intermediários terceirizados entre credores e devedores.

Como mutuário, você precisará fornecer garantias na forma de ativos criptográficos. Bitcoin, Ethereum ou qualquer outro token ERC-20 é aceitável.

As taxas de juros são definidas por ambas as partes no início do processo de negociação do empréstimo, mas a ETHLend recebe uma porcentagem dos pagamentos de juros do credor e do tomador. Este é atualmente definido em 20% dos juros do lado do credor e uma taxa inicial de 2% sobre o primeiro pagamento, retirado do lado do mutuário. Se a garantia for usada, uma taxa de 5% se aplica.

O maior benefício da ETHLend são seus contratos inteligentes Ethereum. O empréstimo começa assim que você termina de organizá-lo, é regulamentado por código e é visível de forma transparente no blockchain Ethereum. Os credores não podem renegociar os termos uma vez acordados e não podem reclamar que você nunca pagou. A ETHLend também não pode roubar seus fundos, pois eles ajudam a organizar o empréstimo e a construir o contrato inteligente, mas não estão envolvidos nos aspectos financeiros.

Comece a emprestar criptografia hoje

Esses sites mostram como é fácil começar a emprestar ou tomar emprestado criptografia. Você pode definir suas próprias taxas de juros e termos de reembolso e ter os fundos assim que combinar os termos.

Esteja ciente, porém, que o financiamento ponto a ponto da criptomoeda não é isento de riscos. Se você usar um serviço sem garantia, terá que compartilhar suas informações e aguardar uma verificação de crédito. Se, em vez disso, você optar por garantir seu empréstimo contra uma criptomoeda como garantia, estará à mercê do mercado. Se o preço despencar, você precisará fornecer mais capital. Se você decidir fazer um empréstimo sem nenhum capital, poderá perder seus fundos caso o tomador do empréstimo fique inadimplente. Contanto que você esteja ciente dos riscos e estude os detalhes de seu empréstimo específico, você deve estar bem.

Se você gostaria de liberar algum dinheiro de seus ativos de criptografia, mas não quer vendê-los, um empréstimo de criptografia com segurança de criptomoeda pode ser perfeito para você. Você pode obter acesso rápido a fundos, mas ainda manter seu portfólio, desde que mantenha o pagamento dos empréstimos.

Se esses sistemas de microfinanças não funcionam para você, então por que não dar uma olhada no artigo de Dan sobre os melhores cartões de crédito criptográficos?

Qual é a sua maneira favorita de emprestar ou pedir criptografia? Você tem alguma história que gostaria de compartilhar com outros leitores? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.