Por que o Bitcoin é tão caro e realmente vale tanto?

Você viu o preço de um único Bitcoin subir para US $ 20.000. Você viu o preço do foguete Ethereum para quase US $ 1.500. E agora você vê o preço de ambos se debatendo, milhares de dólares abaixo de seus maiores máximos.

Isso faz você se perguntar: por que o Bitcoin é tão caro? O que há com as criptomoedas que vêem seus valores disparar e mergulhar tão rapidamente? De onde vem o valor do Bitcoin? Continue lendo para descobrir.

Por que os bitcoins têm valor?

Em 2 de fevereiro de 2018, mais de US $ 100 bilhões foram eliminados do valor global das criptomoedas. Todo aquele dinheiro acabou. Sons preocupantes dos mercados de criptomoedas da Coreia do Sul e da Índia abalaram a confiança dos criptomoedas, levando a uma enorme liquidação. Os mercados de criptomoedas são voláteis. Mas o número de quedas repentinas é uma preocupação para hodlers, novos investidores e a força das criptomoedas no futuro.

O valor do Bitcoin deriva da oferta e da demanda. Pelo menos, a oferta e a demanda devem ditar o preço, mas o preço do Bitcoin está sujeito a uma série de influências que significam que ele pode mudar sem aviso.

Vamos quebrar essas influências um pouco mais.

1. Oferta e demanda

A oferta e a demanda têm um efeito direto sobre o valor do Bitcoin. Existem 21 milhões de Bitcoins. O estoque no momento em que este artigo foi escrito é de cerca de 17,2 milhões de Bitcoins (também contabilizando Bitcoins perdidos ou os Bitcoins que Satoshi Nakamoto extraiu antes de abrir o blockchain para outros usuários). Além disso, a taxa na qual novos Bitcoins são liberados por meio da mineração cairá pela metade a cada 210.000 moedas, com a próxima metade chegando no final de maio de 2020.

gráfico de recompensa de bitcoin reduzindo pela metade

Em suma, conforme a oferta cai e a demanda aumenta, o preço do Bitcoin aumentará.

2. Hype e manipulação

A corrida para US $ 20.000 foi impulsionada por duas coisas: campanha publicitária e manipulação de mercado, com a última levando à primeira. A onda inicial de interesse por si só foi suficiente para disparar o preço do Bitcoin tão alto? Nos EUA, a SEC, o Departamento de Justiça e a Commodity Futures Trading Commission não acreditam nisso, e da mesma forma para a Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido.

Há fortes evidências de que o preço do Bitcoin foi manipulado para aumentar o volume do mercado usando técnicas de falsificação e lavagem. Também, pesquisa da Universidade do Texas, Austin revela vários padrões de negociação fortes indicativos de manipulação do mercado de criptomoedas, principalmente por meio da inflação de preços.

O jornal descobriu que a bolsa Bitfinex usou a criptomoeda Tether (de sua propriedade) para criar uma demanda falsa por Bitcoin. A troca compraria o Bitcoin disponível usando o Tether, e quanto mais o Tether entrasse no sistema, mais alto o preço do Bitcoin aumentaria, “semelhante ao efeito inflacionário da impressão de dinheiro adicional”.

Muitos negociantes e entusiastas de criptomoedas expressaram preocupação com o acréscimo da negociação de futuros de Bitcoin na Chicago Board Options Exchange (Cboe) e na Chicago Mercantile Exchange (CME). Quanto às alegações contra a Bitfinex (que, junto com o Tether, encontrou dificuldades), não há provas específicas contra a Cboe ou a CME. Apenas uma série de negociações frenéticas (leia-se: tóxicas) toda vez que um grande contrato futuro de Bitcoin chega ao fim.

Os negociantes e entusiastas de criptomoedas expressaram preocupação com o acréscimo da negociação de futuros de Bitcoin na Chicago Board Options Exchange (Cboe) e na Chicago Mercantile Exchange (CME). Os futuros do Bitcoin permitem que os negociantes institucionais interajam com o preço do Bitcoin sem possuir qualquer criptomoeda. Os contratos de futuros permitem que um negociante opere vendido ou comprado no preço futuro de uma mercadoria, neste caso, Bitcoin.

Os primeiros futuros do Bitcoin foram introduzidos em 18 de dezembro de 2018. O preço do Bitcoin posteriormente caiu de mais de $ 20.000 para menos de $ 4.000. Por um longo tempo, foi difícil apontar quanto efeito a introdução dos futuros do Bitcoin teve na queda dramática do Bitcoin. No entanto, comentários do ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos EUA, Christopher Giancarlo, impulsionaram o papel dos futuros do Bitcoin nessa queda maciça firmemente na luz.

“Uma das histórias não contadas dos últimos anos é que o CFTC, o Tesouro, a SEC e o diretor [do Conselho Econômico Nacional] na época, Gary Cohn, acreditavam que o lançamento de futuros de bitcoin teria o impacto de estourar o bolha de bitcoin. E funcionou …

“No nível de liderança, comuniquei-me com o secretário do Tesouro [Steven] Mnuchin e o diretor da NEC, Gary Cohn, e acreditamos que, se os futuros do bitcoin avançassem, isso permitiria que o dinheiro institucional disciplinasse o valor do mercado à vista.”

A admissão foi surpreendente, embora tenha confirmado as suspeitas de muitos usuários e defensores do Bitcoin.

Não é a primeira vez que a CFTC investigou a manipulação de futuros de Bitcoin em potencial. Antes da admissão de Giancarlo, o CFTC exigia dados de negociação abrangentes das bolsas de criptografia Bitstamp, Coinbase, itBit e Kraken. Essas bolsas formam a base para os preços futuros do Bitcoin listados pelo CME.

Somando-se a isso, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos EUA concorda que algo pode estar acontecendo nos bastidores. O CFTC exigia dados comerciais abrangentes das criptomoedas Bitstamp, Coinbase, itBit e Kraken. Por que essas trocas especificamente? Eles formam a base do preço futuro do Bitcoin listado pelo CME.

Infelizmente, os preços do Bitcoin e das criptomoedas não são tão distantes do mundo da moeda fiduciária, de modo que as pessoas comuns podem ser profundamente afetadas por forças muito maiores, que é um dos principais problemas enfrentados pelos usuários de Bitcoins e criptomoedas.

3. Moeda de reserva

O Bitcoin começou como um sistema de pagamento ponto a ponto. Ainda é um sistema de pagamento, sem dúvida. No entanto, o Bitcoin também cumpre outro papel vital no sistema financeiro de criptomoedas: a moeda de reserva.

As criptomoedas não têm um banco emissor, nem são controladas por um governo central. No entanto, com o tempo, o Bitcoin evoluiu para a principal reserva de valor para o resto do mundo criptográfico. Quando as pessoas argumentam contra o Bitcoin, os céticos dizem que não há valor real para um Bitcoin. Ao contrário da moeda fiduciária, que mantém valor por causa da confiança que depositamos na moeda; um dólar é um dólar por muitas razões.

Somando-se a isso, alguns usuários de Bitcoin argumentam que a criptomoeda agora tem valor intrínseco devido ao seu relacionamento com outras criptomoedas. Outras criptomoedas são atreladas ao valor do Bitcoin, enquanto o Bitcoin serve tanto como medida de valor quanto como método de troca de moeda e bens.

E, finalmente, é extremamente improvável que o Bitcoin use técnicas bancárias de reserva fracionária para aumentar seu valor. Um Bitcoin só pode ser um Bitcoin, apoiado pelo blockchain e seu registro imutável.

Quanto pode valer um bitcoin?

Quando o preço do Bitcoin estava subindo para a majestosa marca de US $ 20.000, algumas previsões de preços impressionantes chegaram à mídia. As previsões de preços do Bitcoin variam de bastante estranho $ 1.000.000 por moeda, até o Bitcoin quebrando e queimando e nunca recuperando seu preço.

Eu não acho que o Bitcoin irá travar e queimar. Nem acho que chegará a US $ 1.000.000 por moeda em 2020. O valor de um Bitcoin é, para mim, uma incerteza tão grande que tentar prever e modelar um preço com precisão só pode levar a uma coisa: especulação selvagem.

Ninguém pode prever o futuro do Bitcoin. Qualquer pessoa que alega ser capaz de dar um preço exato está mentindo. Existem simplesmente muitos riscos e variáveis ​​quando se trata de criptomoeda que prever o valor de uma moeda em mais de alguns meses no futuro é inútil.