Feliz aniversário, Bitcoin! Uma retrospectiva sobre os primeiros 10 anos do Bitcoin
Vou pegar o bolo se você trouxer os presentes. Com o Bitcoin completando 10 anos hoje, aqui está um lembrete de algumas das grandes coisas que aconteceram nesta aventura selvagem e maluca.
Quando o Bitcoin chegou pela primeira vez em 31 de outubro de 2008, poucos podiam imaginar as alturas vertiginosas que ele alcançaria. Embora o Bitcoin fosse tecnicamente lançado em 2009, o brilhante white paper de Satoshi Nakamoto em 2008 lançou as bases para todas as criptomoedas de todos os tempos – e de graça! Logo após a crise financeira global de 2008, o Bitcoin resolveu simultaneamente o problema do duplo gasto, descentralização da moeda e resistiu à censura.
Aqui estão alguns dos eventos mais notáveis na história do Bitcoin, resumidos em tweets inteligentes, engraçados e às vezes terríveis. Se você ainda não conhece o blockchain, considere verificar nosso O que é blockchain? e o que é criptomoeda? artigos.
Bitcoin em análise, 280 caracteres por vez
Desde o lançamento em 2006, o limite de caracteres do Twitter dobrou de 140 para 280 caracteres. O valor do Bitcoin, no entanto, foi de zero para $ 19.800 e depois voltou para $ 6.400. Fazendo paradas em $ 1, $ 10, $ 100 e $ 1.000, o que vem por aí para “a moeda do povo”?
Quase todos os anos, como um relógio, Brit James Howells chama a atenção da mídia ao pesquisar um aterro sanitário por seu Bitcoin. Ele extraiu 7.500 BTC em 2009 e, posteriormente, jogou fora seu computador. Todos os anos, os repórteres descobrem quanto isso vale agora e publicam a história do último ano. Eles podem até atualizar o preço se você tiver sorte.
Em 2013, James começou a investigar como fazer uma busca em um aterro sanitário no País de Gales quando o Bitcoin atingiu US $ 1.000 pela primeira vez. Diz a lenda que ele ainda está procurando hoje.
A primeira transação de Bitcoin registrada envolveu um lote inteiro de Satoshis e duas pizzas. Laszlo Hanyecz pagou 10.000 BTC por duas grandes pizzas em 2010. Isso valia cerca de US $ 30 na época e é amplamente considerada a primeira transação de Bitcoin. Ele não usou uma troca, no entanto, e é improvável que a pizzaria soubesse o que era Bitcoin.
Ao pagar a um usuário de IRC para comprar a pizza para ele, Laszlo contornou a rígida política de dinheiro ou cartão da rede de pizzarias. Você pode olhar para trás e pensar que isso foi uma tolice, mas se ninguém nunca gastasse Bitcoin, ele nunca se tornaria a moeda que você conhece e ama hoje.
Greg Schoen vendeu 1.700 BTC por $ 0,30 em 2011 e tweetou seu arrependimento quando o preço atingiu $ 8. Esses Bitcoins valiam US $ 280 milhões no auge do pico de janeiro, mas ele não é amargo. Ninguém sabia onde isso iria parar, e se ele mantivesse suas moedas, ele poderia ter vendido a $ 10 ou $ 100, e ainda ter um lucro significativo.
Quando o Bitcoin atingiu US $ 1.000 pela primeira vez em 2013, as pessoas estavam eufóricas. O Bitcoin continuou a ganhar grande cobertura da mídia e um preço de quatro dígitos realmente fez as pessoas falarem. Scott Armstrong faz todas as perguntas importantes: “Por que não investi no nível do solo?”
Depois de atingir o patamar de $ 1200, o Bitcoin logo caiu para cerca de $ 150. HOLDlers experientes podem ser fortes o suficiente para suportar tais quedas agora, mas naquela época, o Bitcoin estava em apuros. Como Null TX teorizou, nós conhecemos os fatos. Talvez possamos voltar e avisá-los. Alguém tem uma máquina do tempo?
Uma possível razão para a enorme queda foi o Monte. Gox. Um dia negro na cripto-história, que ainda hoje mostra sua cara feia. No início de 2014, o Monte. Gox era a maior bolsa de Bitcoin do mundo. Mt. Gox sofreu um enorme hack e perdeu 740.000 BTC. Isso foi 6% de todo o Bitcoin já criado na época.
Embora ainda hoje sob proteção contra falência, o Monte. Gox encontrou 200.000 BTC em uma carteira velha. No entanto, os usuários que perderam não receberão nem mesmo uma fração de suas moedas de volta. Essas moedas estão sendo vendidas em grandes lotes, com usuários e Mt. Credores Gox sendo pagos em dinheiro. Isso parece bom em teoria, mas muitos usuários preferem ter todo o Bitcoin original de volta, em vez de uma pequena soma simbólica em dinheiro. Não só isso, mas vendendo grandes quantidades de Bitcoin, o Monte. Os curadores do administrador de insolvência Gox continuam a desencadear liquidações.
Em junho de 2015, a NASDAQ começou a testar uma versão apoiada por blockchain de seu mercado privado. Este momento marcou o início do interesse de bancos comerciais em Bitcoin. Embora qualquer grande empresa que use Bitcoin seja uma coisa boa, os grandes bancos e comerciantes de Wall Street não têm exatamente uma reputação perfeita. Ainda assim, quanto mais usuários, melhor.
Dezembro de 2017 foi o grande problema. Bitcoin começou a atingir alturas absurdas. Pessoas que não tinham interesse no Bitcoin começaram a prestar atenção e abrir suas carteiras. Bitcoin atingiu o auge insano de $ 19.783,06. Alguns dizem que foi o álcool de Natal. Outros continuam a chamá-lo de bolha ou esquema de pirâmide. “Alguém tulipa?” eles começaram a gritar. Nós os ignoramos enfiando peru nos ouvidos. Os sensatos entre nós venderam-se com um lucro sério. O resto de nós agüentou firme, desejando que fosse mais alto com cada fibra de nosso ser.
Como deveríamos ter ouvido. O Bitcoin logo quebrou (se você pode chamar qualquer coisa acima de $ 5.000 de falha). De janeiro de 2018 até os dias atuais, ainda estamos sofrendo com a maior corrida de todos os tempos. O Bitcoin ficará com $ 6.400 para sempre mais?
Este comício não apenas fracassou, mas também deixou um gosto amargo na boca das pessoas. Aqueles que compraram no topo logo se viram com uma bagagem significativa. Eles vendem e perdem, provocando mais pânico no mercado. Foi e ainda é um ciclo vicioso. Talvez devêssemos dar “pílulas de concreto” para cada endereço de carteira, para fortalecer a todos. Eu brinco, ver as economias da sua vida explodindo em uma nuvem de fumaça vai levar qualquer pessoa ao desespero.
Pelo menos você pode jogar alguns videogames enquanto chora dentro da carteira. Oh espere. A corrida do ouro Bitcoin empurrou os preços da GPU tão alto que você não pode comprar um computador decente até que o Bitcoin se recupere. A Amazon ainda aceita Bitcoin?
Esses tweets mostram que estrada acidentada tem sido para o Bitcoin, e ele nem mesmo amadureceu até a idade adulta ainda! De altas até baixas chocantes. Pizza para hacks. O Bitcoin já viu de tudo isso antes, e toda vez que volta lutando. Pode levar algum tempo, mas a história prova que, repetidamente, o Bitcoin se recuperará e atingirá níveis novos e extremos. Quando todos nós estivermos dirigindo nossos Lamborghinis espaciais em 2032, talvez rimos de todos que venderam por $ 15.000.
No entanto, o Bitcoin ainda precisa ser cuidadoso. Embora ainda tenha a vantagem de ser o primeiro, se a equipe de desenvolvimento principal continuar a gerar polêmica, o rei pode logo ser substituído por um modelo mais jovem. Muitos retornos felizes, Bitcoin!