Como imprimir uma carteira de papel para Bitcoins
Imprimir moeda eletrônica parece uma coisa estranha de se fazer. No entanto, existem alguns motivos pelos quais você pode querer armazenar seus Bitcoins em formato físico.
Você pode fazer isso usando uma carteira de papel. Continue lendo para descobrir por que uma carteira de papel pode ser útil e como fazer sua própria carteira de papel Bitcoin.
O que é uma carteira de papel?
UMA carteira de papel é um método offline de armazenamento de Bitcoins (e outras criptomoedas).
Mas você não está imprimindo seus Bitcoins digitais em uma forma física. Em vez disso, você está criando uma cópia impressa do chaves para o seu endereço Bitcoin. Essas chaves permitem que você acesse seus Bitcoins e os envie para outra pessoa.
A impressão em papel simplesmente armazena uma cópia de suas chaves públicas e privadas, que muitas vezes são exibidas como códigos QR para facilidade de uso.
Quão segura é uma carteira de papel?
Lembre-se de que você nunca deve compartilhar sua chave privada – é um erro crítico de armazenamento que você deve evitar. Qualquer pessoa que conheça sua chave privada terá acesso a todos os ativos que você armazenou em seu endereço.
Portanto, as carteiras de papel representam alguns desafios de segurança exclusivos. Se você deixá-los espalhados pela casa, qualquer pessoa – de um eletricista a um membro da família – pode fotografá-los e esvaziar seu conteúdo. Devido à natureza do Bitcoin, você não teria como saber quem foi o responsável, nem seria elegível para qualquer forma de compensação.
Este conceito foi comprovado de forma cômica em 2013. Matt Miller da Bloomberg TV acidentalmente mostrou um código QR privado no ar depois de receber uma carteira de papel como presente de um convidado. Um espectador com olhos de águia foi rápido em roubar as moedas, mas as devolveu assim que Miller fez um novo endereço.
As carteiras de papel também sofrem com as propriedades físicas do próprio papel. Incêndio, danos por água, tinta desbotada e acidentalmente rasgar uma folha podem tornar seus fundos inacessíveis.
Por outro lado, as carteiras de papel são uma das duas únicas formas de verdadeiro armazenamento refrigerado (a outra sendo as carteiras de hardware). Isso significa que não há risco de ser hackeado, malware, bugs e outras coisas que podem dar errado com carteiras acessíveis pela Internet.
Você deve usar uma senha BIP38?
Ao fazer sua carteira de papel, você pode optar por usar um serviço que permite senhas BIP38. Adicionar uma senha BIP38 criptografa a chave privada de sua carteira. A chave só pode ser acessada com a senha que você escolheu.
O uso de uma senha evita o roubo no caso de sua carteira cair nas mãos erradas ou ser acidentalmente exposta. No entanto, não há função de redefinição de senha. Se você perder ou esquecer sua senha, perderá o acesso aos seus Bitcoins para sempre.
Também é importante notar que um número significativo de carteiras baseadas na web e em aplicativos não aceita senhas BIP38. Portanto, ao importar uma carteira de papel para outra carteira, você precisará extrair a chave de formato de importação de carteira (WIF) não criptografada antes de continuar. Se você não se sentir confortável em descriptografar sua chave, não use uma senha BIP38.
Por último, se você está planejando doar carteiras de papel, criptografá-las com senha não é uma boa jogada. Apenas mantenha a chave privada em segredo e certifique-se de informar o destinatário sobre os perigos envolvidos.
Como imprimir uma carteira de papel para Bitcoins
Em um momento, apresentaremos a você alguns dos melhores sites para criar carteiras de papel para seus Bitcoins. Mas antes de fazermos isso, há quatro etapas de segurança importantes das quais você precisa estar ciente.
- Baixe o site: Todos os serviços permitem que você baixe sua página para que você possa criar sua carteira enquanto estiver offline.
- Desconectar: Seu computador não deve ter uma conexão ativa com a Internet enquanto você faz sua carteira, mesmo depois de baixar o arquivo HTML.
- Sem wi-fi: Imprima sua nova carteira de papel usando um cabo USB em vez de pela rede Wi-Fi.
- Sistema operacional USB: Se você for particularmente paranóico, pode usar um sistema operacional novo em uma unidade flash, como o Ubuntu. Você pode garantir que estará livre de vírus e malware.
Todos os processos de criação das carteiras funcionam da mesma maneira. Você precisa mover o mouse pela página para adicionar um grau de “aleatoriedade” ao seu novo endereço. Assim que existir entropia suficiente, você poderá imprimir sua nova carteira de papel.
1. WalletGenerator
Carteiras de papel feitas com o Gerador de carteira são dobráveis. Eles se dobram de forma que sua chave privada fique escondida por dentro, enquanto sua chave pública (usada para receber moedas) fica visível por fora.
Além do Bitcoin, o Wallet Generator suporta mais 196 criptomoedas. Eles incluem Litecoin, Zcash, Dogecoin e Bitcoin Cash. Ether não é suportado.
2. BitAddress
A impressão de BitAddress não é tão sofisticada quanto WalletGenerator. É apenas uma folha de um lado com seu endereço público no canto superior esquerdo e seu endereço privado no canto superior direito. Ambos os endereços são representados com um código QR.
Apesar da falta de recursos visuais, BitAddress não é menos seguro do que as outras opções.
3. BitcoinPaperWallet
O último site que recomendamos é BitcoinPaperWallet. Ele também usa um design dobrável para esconder sua chave privada de olhos curiosos.
Você precisa imprimir a frente e o verso da carteira separadamente e, em seguida, dobrá-los de forma que se encaixem. Não se preocupe; você não precisa ser um especialista em origami; as instruções completas estão disponíveis no site.
A opinião da comunidade sobre carteiras de papel
Muitas pessoas ainda dependem de carteiras de papel para seus benefícios de segurança e facilidade de uso. Se você os criar e armazenar da maneira correta, eles são uma excelente maneira de manter seus Bitcoins seguros.
Oficialmente, no entanto, a comunidade Bitcoin não os recomenda mais. Wiki do Bitcoin chama as carteiras de papel de “obsoletas e inseguras” e sugere que o uso diminuiu desde 2016.
O artigo cita as falhas de segurança das impressoras, reutilização de endereços, validação centralizada e terceirizada, formatos de chave privada inconsistentes e o uso de JavaScript no processo de criação como apenas alguns dos problemas que as carteiras de papel sofrem.
A comunidade recomenda o uso de carteiras de hardware para manter seus Bitcoins em armazenamento refrigerado.
Como armazenar seus bitcoins
Carteiras de papel são apenas uma das muitas maneiras de armazenar seus Bitcoins e outros ativos. Para saber mais, verifique nosso guia para armazenamento de criptografia offline e nossa análise da carteira de hardware Ellipal.