Qual é a diferença entre Bitcoin e Ethereum?
Qual é a diferença entre Bitcoin e Ethereum? Damos uma olhada em como as duas criptomoedas mais populares do mundo divergem uma da outra.
Como funciona o Bitcoin
Bitcoin é uma moeda digital que pretende ser:
- Descentralizado (nenhuma organização controla a criação ou fluxo da moeda)
- Anônimo (a capacidade de fazer transações não está ligada à identidade)
- Transparente (todas as transações podem ser visualizadas por qualquer pessoa a qualquer momento)
Tudo isso é possível por meio do blockchain e rede ponto a ponto.
O blockchain Bitcoin é apenas um arquivo que mantém registro de todas as transações Bitcoin válidas já feitas. A cada 10 minutos, todas as novas transações são registradas juntas em um quadra e depois adicionado ao final do arquivo. Conseqüentemente, blockchain.
Isso significa que algum valor do banco de dados não determina seu saldo atual de Bitcoin. Em vez disso, seu saldo atual é simplesmente o rastreamento de todas as transações anteriores até o tempo presente. A moeda nunca realmente troca de mãos.
Bitcoin não reside em um único servidor ou cluster de servidores. Em vez disso, é distribuído por milhares e milhares de computadores em todo o mundo (chamados de nós) e qualquer pessoa pode entrar nessa rede sempre que quiser.
Sempre que uma transação é feita, ela é distribuída para todos os nós da rede Bitcoin, e cada nó existe para verificar se a transação é válida. Isso é o que Mineração de bitcoin é: você dedica o poder computacional de sua máquina para ajudar a manter o blockchain validado e, em troca, pode ganhar alguns Bitcoins.
Para enviar ou receber transações, você precisa de um Carteira bitcoin. Uma carteira é apenas um chave pública (o endereço que outras pessoas usam para enviar Bitcoins para você) e um chave privada (basicamente uma assinatura que autentica transações feitas de sua carteira). Qualquer pessoa pode criar uma nova carteira a qualquer momento, o que torna o Bitcoin uma moeda anônima.
Uma vez que o blockchain é distribuído por todos os nós, é totalmente público e transparente. Qualquer um pode ver todo o blockchain e ver todas as transações já feitas.
Como funciona o Ethereum
Ethereum é uma enorme rede mundial que é distribuída por milhares de computadores em todo o mundo de forma ponto a ponto. A plataforma Ethereum incorpora a tecnologia blockchain da mesma maneira que o Bitcoin, mas a expande de várias maneiras.
O principal componente do Ethereum é o contrato inteligente.
A plataforma Ethereum vem com sua própria linguagem de programação especial – chamada Solidity – que permite que as pessoas escrevam scripts Ethereum, e esses scripts são chamados de contratos inteligentes. Contratos inteligentes são distribuídos para a rede e, quando solicitados, são executados em todos os nós Ethereum.
Ethereum também envolve uma moeda digital chamada Éter. Uma vez que a execução de contratos inteligentes custa recursos computacionais, os proprietários dos nós são compensados com o Ether. Quanto mais pesado for o cálculo do contrato inteligente, mais caro será para executá-lo. Se custar muito caro, não será permitido que seja concluído. Isso incentiva a criação de contratos inteligentes eficientes.
O Ethereum blockchain é semelhante ao blockchain do Bitcoin, mas em vez de conter apenas transações Ether, também contém os resultados de contratos inteligentes executados.
Cada nó na rede Ethereum mantém uma cópia do blockchain, assim como o Bitcoin faz, e o processo de verificação é similarmente chamado Mineração ethereum. Os mineiros gastam recursos computacionais para verificar se cada transação Ether e resultado de contrato inteligente são válidos. Em troca de seus esforços, eles ganham Ether.
Você também pode enviar e receber Ether de carteira para carteira.
Ethereum é a prova de que o conceito de blockchain é expansível para áreas fora da tecnologia financeira. Por causa disso, Ethereum costuma ser chamado de “dinheiro programável”. Sim, é uma moeda digital, mas dinheiro que pode executar código.
Quer saber mais sobre o Ethereum? Aqui estão as perguntas mais comuns que todo iniciante em Ethereum faz.
Bitcoin vs. Ethereum em uma casca de noz
Considerando que Bitcoin é somente uma moeda digital, Ethereum é muito mais do que isso.
Bitcoin e Ethereum têm diferenças fundamentais em seus objetivos de longo prazo, bem como diferenças em sua tecnologia subjacente que influencia seu valor e uso percebido no mundo mais amplo. Por exemplo:
- O tempo médio de bloqueio do Bitcoin é de 10 minutos, enquanto o tempo médio de bloqueio do Ethereum é de 15 segundos. As transações Ethereum podem ser confirmadas muito mais rápido.
- A quantidade de Bitcoin que pode ser ganha como recompensa de mineração é reduzida pela metade a cada quatro anos. O número total de Bitcoins lavráveis é fixado em 21 milhões. Quando os mineiros alcançam esse número, a mineração para novo Bitcoin Cessará. A quantidade de éter que pode ser obtida por meio da mineração é limitada a 18 milhões por ano, então sempre há novo éter entrando em circulação.
- O Bitcoin é melhor extraído usando ASICs, hardware dedicado que é muito superior ao hardware normal. A necessidade de hardware especializado empurra os mineiros para grandes piscinas de mineração que consolidam o poder de mineração, ao mesmo tempo que consolidam recompensas de mineração Bitcoin para “cartéis de mineração” que dominam o mercado. Ethereum, no entanto, é melhor extraído usando GPUs, que estão mais prontamente disponíveis e sem dúvida mais iguais, mesmo com os aumentos nos preços de GPU por causa da mineração de Ethereum.
- O Bitcoin é frequentemente referido como “ouro digital” porque tem um valor de retenção e muitas outras criptomoedas são “atreladas” ao preço do Bitcoin. Ethereum é mais frequentemente visto como “moeda digital” porque tem um valor de gasto e um ponto de entrada mais baixo.
No entanto, a principal diferença entre as duas criptomoedas é a facilidade de fazer contratos inteligentes programáveis no blockchain Ethereum. Inicialmente, a rede Bitcoin não foi capaz de processar contratos inteligentes. À medida que o Bitcoin e seu blockchain evoluem, o suporte para contratos inteligentes foi adicionado, embora o Bitcoin continue a ser um segundo violino para o Ethereum a esse respeito.
Os defensores do Ethereum apontam essa facilidade de uso como um dos principais motivos pelos quais o Ethereum é o futuro da criptomoeda. Além disso, o Bitcoin tradicionalmente tem sido lento para implementar novas mudanças e, aos olhos de muitas pessoas, ainda existe porque foi a primeira criptomoeda.
Bitcoin e Ethereum não são as únicas criptomoedas
Embora a indústria de criptomoedas ainda esteja em sua infância, não há dúvida de que a tecnologia blockchain está lentamente transformando o mundo. Também existem milhares de tokens, cada um tentando descentralizar e interromper o status quo dentro de seu setor (como uma Internet completamente descentralizada).
Mas lembre-se: nem todas as criptomoedas são o que parecem. Muitos são golpes diretos, conforme evidenciado em várias ocasiões. Precisa de ajuda para decidir? Confira nosso artigo sobre como evitar golpes de criptomoeda – é um ótimo ponto de partida.