8 garfos de bitcoin que você precisa conhecer

Os garfos de criptomoeda podem acontecer de várias maneiras diferentes.

Você encontrará hard forks (em que o blockchain bifurcado não é compatível com versões anteriores), soft forks (que são normalmente atualizações de software e são compatíveis com versões anteriores) e garfos de base de código (em que o código de uma moeda é copiado e fornece a base para um moeda).

Hoje, vamos dar uma olhada em alguns dos hard forks e garfos de código-fonte mais notáveis ​​do Bitcoin.

1. Litecoin (outubro de 2011)

Litecoin foi um dos primeiros garfos Bitcoin de grande sucesso. A ideia do ex-funcionário do Google Charlie Lee, Litecoin usou o código-fonte do Bitcoin como base para o projeto, mas criou um blockchain totalmente novo após o lançamento.

As duas moedas têm muitos recursos semelhantes, mas existem algumas diferenças fundamentais.

Por exemplo, o Litecoin reduziu o tempo médio de processamento de transações do Bitcoin de 10 minutos para 2,5 minutos. Litecoin também tem um limite de moeda maior (84 milhões contra 21 milhões) e usa um algoritmo de mineração diferente (Scrypt vs. SHA-256). O algoritmo Scrypt de Litecoin dá mais ênfase à RAM do que às CPUs.

2. Bitcoin Cash (agosto de 2017)

Bitcoin Cash é provavelmente o fork de Bitcoin mais controverso. Considerando que Litecoin apenas usou o código-fonte do Bitcoin como base para o projeto, o nascimento do Bitcoin Cash ocorreu após uma divisão na comunidade Bitcoin e o blockchain em si foi fortemente bifurcado.

A nova moeda supostamente resolveu alguns dos problemas do Bitcoin. Mais notavelmente, ele favorece as pessoas que desejam usar a moeda como uma ferramenta de pagamento em vez de uma ferramenta de investimento, aumentando o tamanho do bloco para 8 MB.

Infelizmente, mais polêmica não estava longe. Em novembro de 2018, o próprio Bitcoin Cash gerou novas divergências sobre o tamanho do bloco. Confira o artigo de Joe sobre a guerra hash Bitcoin Cash para saber mais.

3. Zcash (outubro de 2016)

Como Litecoin, Zcash era uma bifurcação do código-fonte e havia um blockchain inteiramente novo.

O principal motivo do desenvolvedor para criar Zcash foi lançar uma moeda mais focada na privacidade. Ele viu o primeiro uso generalizado de uma técnica criptográfica de conhecimento zero chamada zkSNARKS. zkSNARKS permite que os nós verifiquem a exatidão dos cálculos sem executá-los.

Bitcoin e Zcash têm um limite de 21 milhões de moedas.

Se você deseja uma alternativa ao Zcash, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o Monero – a outra moeda importante da privacidade – em um artigo separado.

4. Bitcoin Gold (outubro de 2017)

Bitcoin Gold foi um hard fork que aconteceu em outubro de 2017. Como costuma ser o caso com hard forks, os desenvolvedores sentiram que havia um problema central com o Bitcoin que precisava ser corrigido. No caso do Bitcoin Gold, a intenção era descentralizar novamente a mineração de Bitcoin.

A equipe principal queria que pessoas com GPUs simples pudessem se envolver novamente; Bitcoin agora requer chipsets ASIC de alta potência (e muito caros) se você quiser minerar grandes quantias. Isso significa que qualquer pessoa com um computador simples de prateleira pode começar a minerar Bitcoin Gold e ter um sucesso moderado.

Ironicamente, o problema da mineração voltou a assombrar a moeda em meados de 2018, quando sofreu um ataque de 51 por cento. Cerca de US $ 18 milhões em Bitcoin Gold foram roubados de bolsas.

Saiba mais em nossa explicação de ataques de 51 por cento.

5. Bitcoin SV (novembro de 2018)

Anteriormente, mencionamos que o Bitcoin Cash foi bifurcado pela segunda vez em novembro de 2018. O resultado dessa bifurcação foi o lançamento do Bitcoin SV.

Os primeiros meses de existência da moeda não foram exatamente um mar de rosas.

Em primeiro lugar, os críticos acusaram seu fundador, Craig Wright, de inflar a capitalização de mercado artificialmente ao comprar Bitcoin SV acima do valor de mercado.

Em segundo lugar, apenas 4,2 milhões das 17 milhões de moedas possíveis foram reivindicadas por proprietários de Bitcoin Cash com direito.

E, finalmente, algumas bolsas líderes – incluindo a Poloniex – encontraram dificuldades no processamento de transações Bitcoin SV.

6. Dash (janeiro de 2014)

Dash é uma bifurcação do código-fonte, mas tem uma história um pouco curiosa.

Quando foi lançado pela primeira vez no início de 2014, ele usava um fork do Litecoin v0.8.6.2 (que, lembre-se, era um fork do Bitcoin). Um ano depois, ele foi revertido para o código-fonte do Bitcoin 0.9.3.

Na época, o desenvolvedor do núcleo Evan Duffield disse que a decisão foi tomada para que o Dash pudesse “aproveitar as vantagens de quase dois anos de desenvolvimento para o cliente principal do Bitcoin”.

Do ponto de vista técnico, Dash mais uma vez se baseia em algumas das fraquezas percebidas do Bitcoin. Ele oferece transações instantâneas, governança de partes interessadas, nós completos incentivados, suporte de privacidade em nível de protocolo e uma maior capacidade de transação no blockchain.

7. SegWit2x (novembro de 2017)

A bifurcação que nunca aconteceu. SegWit2x foi uma bifurcação difícil proposta que deveria ocorrer no final de 2017, apenas para ser cancelada nos últimos dias antes da bifurcação ocorrer.

O problema girava em torno de uma falta de consenso e, especificamente, a decisão dos desenvolvedores de não implementar a proteção de reprodução obrigatória. Sem a proteção, as pessoas poderiam ter perdido ativos se o dinheiro fosse acidentalmente enviado para a cadeia errada durante o cruzamento.

Muitos na comunidade Bitcoin lamentaram o fracasso do SegWit2x; isso teria ajudado em um dos principais problemas do Bitcoin – a capacidade de pequenas transações por segundo (TPS). Bitcoin tem 7 TPS, enquanto Visa pode lidar com até 24.000 TPS.

8. Bitcoin Pizza (dezembro de 2017)

Existem centenas de garfos de Bitcoin que você não precisa saber; eles provavelmente estão fadados ao fracasso a longo prazo devido à falta de interesse, mineiros e aceitação.

De todos esses garfos, no entanto, há um que se destaca apenas pelo nome – Bitcoin Pizza. A moeda tem o nome dos eventos de 22 de maio de 2010, quando um programador chamado Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas grandes de Papa Johns por 10.000 Bitcoin. Na taxa de câmbio de hoje, isso é $ 3,5 milhões de dólares.

Em um nível técnico, o Bitcoin Pizza foi o primeiro fork do Bitcoin a usar a tecnologia Directed Acyclic Graph (DAG). Os DAGs não dependem de mineradores para confirmar as transações; o blockchain é “sem blocos”.

No momento, a moeda está usando um blockchain Bitcoin bifurcado. Mas quando o novo blockchain DAG BPA pré-minerado estiver pronto, ocorrerá uma migração.

Compartilhe seus Forks Bitcoin Favoritos

Apresentamos oito garfos de Bitcoin importantes, mas existem vários outros exemplos por aí. Certifique-se de compartilhar seus garfos de Bitcoin favoritos na seção de comentários abaixo.

E se você gostaria de saber mais, confira nosso artigo sobre os princípios por trás dos garfos rígidos e macios.