O que é Ripple (XRP)? Um estudo de criptomoeda
Ripple é a moeda com a terceira maior capitalização de mercado, atrás apenas do Bitcoin e do Ethereum, posição que ocupa há muito tempo. Vamos ver por que está se tornando tão popular.
O que é Ripple?
Ripple é um sistema de liquidação pelo valor bruto em tempo real (LBTR), uma rede de câmbio e remessas.
Seu diferencial de venda reside na forma como transfere ativos. Por exemplo, como você converteria um carro em milhas aéreas? Não há taxa de câmbio entre os dois. Em vez disso, você teria que converter o carro em dólares americanos e depois os dólares americanos em milhas. Seria um processo lento e caro.
A criptomoeda associada (XRP) substitui USD como mediador entre os diferentes ativos. É fungível com tudo e é mais barato e rápido do que usar dólares.
Embora possa ser usado para trocar quaisquer ativos, o XRP se concentra principalmente em corredores de alto volume e ineficientes. Um exemplo são os euros em rúpias indianas. Em corredores ineficientes, os formadores de mercado têm margens de lucro mínimas. Portanto, torna-se mais barato transferir do EUR >XRP > INR, em vez de usar uma troca regular para ir direto de EUR para INR.
O Ripple então adiciona mais países aos corredores. Para empresas que precisam transferir dinheiro em todo o mundo em muitas moedas diferentes, torna-se mais eficiente manter o XRP em vez de muitas moedas diferentes, aumentando assim a demanda e o preço.
A rede pode lidar com 1.500 transações por segundo e pode ser dimensionada para 50.000 transações por segundo. Em contraste, o Bitcoin pode lidar com apenas seis transações por segundo, e Ethereum pode lidar com 15.
Quem está por trás do Ripple?
O Ripple tem suas origens no Ripplepay, um sistema monetário descentralizado que permitia às pessoas fazer pagamentos seguros para outros usuários em todo o mundo. A ideia foi inicialmente concebida por Ryan Fugger em 2004 e foi lançada em 2005.
Durante seus primeiros seis anos de existência, Ripplepay permaneceu relativamente desconhecido. No entanto, a situação mudou em 2011, quando Jed McCaleb se envolveu. McCaleb já havia trabalhado na rede de compartilhamento de arquivos P2P eDonkey, troca de criptografia Mt Gox (pré-hack) e na criptomoeda estelar e blockchain.
McCaleb redesenhou a maneira como Ripple verificava as transações, mudando de um modelo de prova de trabalho para um modelo de consenso. Como resultado, os custos de eletricidade caíram drasticamente e as velocidades de transação melhoraram.
Em 2012, McCaleb foi acompanhado por Chris Larsen. Larsen fundou o credor hipotecário online E-Loan em 1996 antes de lançar várias outras startups de fintech.
Fugger passou o controle do Ripplepay para os dois homens. Eles fundaram a Opencoin (que logo se tornaria a Ripple Labs) e rapidamente começaram a levantar capital.
A partir de hoje, várias empresas líderes de primeira linha têm investido na Ripple Labs, incluindo Google, IDG Capital Partners, Santander, Standard Chartered e Accenture.
Além disso, conforme o Ripple cresce em estatura, mais lugares o aceitam como forma de pagamento. Confira alguns dos lugares onde você pode passar seu XRP!
Como funciona o Ripple?
As criptomoedas geralmente possuem alguns recursos padrão. Há um blockchain, os tokens são extraídos e novos tokens são criados lentamente ao longo do tempo.
Ripple não tem nenhum desses atributos.
A falta de um blockchain é talvez o aspecto mais surpreendente para os novatos. Em vez de um blockchain, o Ripple é construído sobre o patenteado Algoritmo de consenso do protocolo Ripple (RPCA).
Em vez de prova de trabalho, ele usa prova de correção. Cada nó irá apple RPCA a cada poucos segundos. Se eles concordarem, o livro-razão é fechado, dando a cada nó um livro-razão idêntico fechado por último.
Os nós da Ripple são parte de uma lista de nós exclusiva (UNL) e são gerenciados por instituições financeiras. Isso levou à crítica de alguns usuários que argumentam que o algoritmo de consenso do protocolo Ripple é muito centralizado e vai contra os ideais tradicionais de blockchain.
Além disso, a natureza do algoritmo de consenso do protocolo Ripple significa que o XRP não depende da mineração. Quando o Ripple foi lançado, 100 bilhões de XRP foram criados. Nada mais pode ser feito.
Dos 100 bilhões, mais de 80% permaneceram nas mãos da Ripple Labs. Hoje, a Ripple Labs possui cerca de 60 bilhões. Mais uma vez, isso levou a críticas de centralização excessiva.
De muitas maneiras, é mais fácil pensar no XRP como uma moeda fiduciária digital em vez de uma criptomoeda.
The Ripple White Paper
O único white paper do Ripple cobre o algoritmo de consenso do protocolo Ripple. Você pode leia de graça no site da Ripple.
Para alcançar a correção, dada uma quantidade máxima de falhas bizantinas, deve-se demonstrar que é impossível para uma transação fraudulenta ser confirmada durante o consenso, a menos que o número de nós com falha exceda essa tolerância.
A prova da correção da RPCA segue diretamente: uma vez que uma transação só é aprovada se 80% da UNL de um servidor concordar com ela, desde que 80% da UNL seja honesta, nenhuma transação fraudulenta será aprovada. Assim, para um UNL de n nós na rede, o protocolo de consenso manterá a correção, desde que: f ≤ (n − 1) / 5 (1) (onde f é o número de falhas).
Quanto custa o Ripple??
O Ripple atingiu um recorde histórico de $ 3,40 em janeiro de 2018. Como todas as criptomoedas, seu valor diminuiu significativamente desde então. Hoje, um token de XRP vale $ 0,45.
No entanto, apesar do declínio no valor, Ripple não suportou a mesma volatilidade vista por outros criptomoedas. Desde junho de 2018, o preço não é superior a $ 0,61 e nem inferior a $ 0,25 Já se passaram dois meses desde que o preço ultrapassou a faixa de US $ 0,40-0,49.
A capitalização de mercado do XRP é de US $ 18 bilhões, com base em um suprimento circulante de 40,3 bilhões de moedas e um suprimento total de 99,99 bilhões de moedas. A capitalização de mercado atingiu um pico de US $ 141 bilhões em 4 de janeiro de 2018.
Onde comprar o Ripple
Apesar dos rumores persistentes, o Ripple ainda não está disponível no Coinbase.
Se você quiser comprar XRP usando dólares, o maior mercado está no Bitfinex. Tem um volume de 24 horas de US $ 30 milhões. O maior mercado único de XRP é com o iene japonês no Bitbank. Tem um volume de 24 horas de $ 124 milhões.
No total, CoinMarketCap lista 260 bolsas que permitem que você invista na Ripple.
Qual é o potencial futuro do Ripple?
A grande preocupação com o Ripple é a possibilidade de ativos congelados. O fundador Jed McCaleb descobriu isso por si mesmo quando vendeu um milhão de dólares da Ripple em 2015, apenas para ver a transação revertida.
Foi sugerido que McCaleb violou um contrato, portanto, o congelamento foi iniciado. No entanto, o fato de um congelamento ser possível será um anátema para muitos. Provou que o Ripple tem um nível muito maior de supervisão e controle centralizado do que a maioria das outras criptomoedas existentes.
No entanto, os bancos e outras instituições financeiras gigantes claramente gostam da tecnologia. As empresas que usam a rede Ripple incluem Santander, MoneyGram, BBVA, CIBC, MUFG, SEB e American Express.
A grande incógnita é o futuro do token XRP. Na verdade, o Ripple quase matou o token antes do mundo da criptografia explodir alguns anos atrás, e o XRP não é necessário para o RPCA funcionar. Quando o Financial Times pesquisou 18 empresas que usam o Ripple de alguma forma, nenhuma delas havia usado o token XRP.
Junte-se à comunidade Ripple
Para saber mais sobre o Ripple e falar com os defensores do token, você pode ingressar em algumas comunidades online:
Certifique-se de compartilhar suas comunidades Ripple favoritas nos comentários abaixo.
Alternativamente, descubra se Ripple é um dos criptos que você pode gastar em quase qualquer lugar!