O que é a técnica Bobath?

O que é a técnica Bobath?

O que é técnica de Bobath

O Método Bobath é uma técnica de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, sempre respeitando os princípios da normalização do tônus e da experimentação de um movimento ou de um controle estático normal.

Quais são as técnicas do Método Bobath

As técnicas fundamentais do método Bobath são os pontos-chaves e as técnicas de estimulação tátil proprioceptivas (placing, holding,suporte de peso com ou sem pressão, tapping).

Quais são os pontos chaves do Bobath

Os pontos chaves do corpo podem ser cabeça; proximais: ombros e quadris; mediais: cotovelos e joelhos; distais: punhos e cotovelos.

Quem pode aplicar o Método Bobath

O Método Bobath conduzido por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo tem como foco o Conceito Neuroevolutivo Bobath, que visa à facilitação do movimento normal e incentiva o aumento da habilidade da criança em mover-se funcionalmente de maneira coordenada.

Quanto custa o Bobath

Podemos parcelar em até 12x de R$ 1.320,00.

O que é a espasticidade

A espasticidade é um distúrbio frequente nas lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central (cérebro ou medula espinhal). Tem potencial incapacitante, podendo produzir dificuldades funcionais, deformidades e dor.

Como surgiu o Conceito Bobath

A abordagem Bobath foi descrita primeiramente em 1948. Berta Bobath teve sucesso na reabilitação com um paciente que sofreu acidente vascular encefálico. Ele foi submetido ao tratamento fisioterapêutico com o conceito Bobath e assim foi possível recuperar suas habilidades motoras, retornando ao seu trabalho de pintor.

Como surgiu o conceito Bobath

A abordagem Bobath foi descrita primeiramente em 1948. Berta Bobath teve sucesso na reabilitação com um paciente que sofreu acidente vascular encefálico. Ele foi submetido ao tratamento fisioterapêutico com o conceito Bobath e assim foi possível recuperar suas habilidades motoras, retornando ao seu trabalho de pintor.

O que é o método de Therasuit

O que é o Método Therasuit O Método Therasuit é uma modalidade de treinamento neurointensivo. No protocolo, o paciente utiliza uma órtese dinâmica (veste terapêutica) associada com o uso da Unidade de Exercício Universal (gaiola).

Quem pode fazer o PediaSuit

É imprescindível a formação nos cursos do Protocolo PediaSuit para que os profissionais (Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogos) possam realizar atendimentos com o PediaSuit.

Qual a diferença entre espasticidade e rigidez

Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.

Qual a diferença entre espasticidade e hipertonia

Também chamada de “aperto” e “rigidez” dos músculos, a espasticidade muscular envolve paralisia, hipertonia (tensão permanente dos músculos em repouso) e incapacidade de controlar os músculos.

Qual a diferença entre os métodos Therasuit é PediaSuit

Inicialmente, cumpre destacar que “praticamente” não existe diferença entre o método Therasuit e Pediasuit, a não ser a nomenclatura utilizada.

Como se chama a terapia com cavalos

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O que piora a espasticidade

Espasticidade também pode ocorrer nos braços, mas é menos comum em pessoas com esclerose múltipla. A espasticidade pode piorar devido a movimentos bruscos ou mudanças de posição, rigidez muscular, temperaturas extremas, umidade, ou infecções, e pode até ser desencadeada por roupas apertadas.

Como reverter a espasticidade

É preciso considerar que não existe um tratamento de cura para a espasticidade: visa adequação do tônus às necessidades do paciente e deve estar inserido dentro de um programa de reabilitação, com foco na diminuição da incapacidade do indivíduo e na sua evolução funcional.

O que é o protocolo PediaSuit

O PediaSuit funciona como uma unidade de alinhamento do corpo. Desta maneira, por meio de uma vestimenta ortopédica, macia e dinâmica, é possível restabelecer o alinhamento da postura e aliviar na descarga do peso que, consequentemente, colabora para a melhoria do tônus muscular e das funções sensoriais do paciente .

Quem não pode fazer equoterapia

Confira algumas contraindicações para a equoterapia:Instabilidade atlanto-axial, no caso de alteração para as pessoas com síndrome de down;Deformidade de quadril (luxação, entre outros);Deformidade de coluna; ( também – escoliose acima de trinta graus);Traqueostomia;Gastrostomia sem bóton;

Para quem é indicado equoterapia

A equoterapia também é conhecida como hipoterapia ou terapia assistida por cavalos e é muito indicada para pessoas que possuem necessidades especiais como a síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo e também ELA – Esclerose Múltipla Amiotrófica.

Quais doenças causam espasticidade

A espasticidade ocorre no acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, lesão medular e na paralisia cerebral. Também pode estar presente em neoplasias do sistema nervoso, em doenças heredo-degenerativas e desmielinizantes.

Quem tem espasticidade pode andar

A espasticidade consiste no aumento involuntário da contração muscular que pode surgir em qualquer músculo e que impede o indivíduo de fazer as suas atividades diárias, como andar, comer ou falar, por exemplo.

Quais são os 4 programas básicos da equoterapia

A prática da equoterapia é composta por quatro programas básicos: a hipoterapia,2 a educação/reeducação,3 o pré-esportivo4 e a prática esportiva paraequestre.

O que significa a palavra equoterapia

O que é a Equoterapia A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como “parceiro” de atendimento, isto é, emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a níveis físico, psíquico e emocional.

Qual o melhor remédio para espasticidade

Os medicamentos mais utilizados no tratamento da espasticidade são o baclofen, o diazepam, dantrolene, a clonidina, a tizanidina, a clorpromazina e também a morfina. Estas medicações atuam por diferentes mecanismos, que resultam em diminuição da excitabilidade dos reflexos espinhais2,3,8,9,13.

Para quem a equoterapia é indicada

A equoterapia também é conhecida como hipoterapia ou terapia assistida por cavalos e é muito indicada para pessoas que possuem necessidades especiais como a síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo e também ELA – Esclerose Múltipla Amiotrófica.