Análise da VeChain (VET) – Business Brought to Life on Blockchain
Informações-chave da VeChain | |
Nome | VeChain |
Ticker | VETERINARIO |
Abastecimento Total | 86.712.634.466 |
Preço inicial | $ 0,085 |
Categoria | Cadeia de suprimentos e logística |
URL do site | Vamos para Vechain.org |
URL do white paper | Leitura Artigo Vechain |
Como uma plataforma de blockchain de nível empresarial, o objetivo principal da VeChain é ajudar o blockchain a fazer incursões na comunidade empresarial por meio de um sistema que fornece governança estável, integração com a Internet das Coisas e uma equipe capaz de inovadores. Este ecossistema descentralizado cuidadosamente equilibrado ajudará os fabricantes a reduzir insumos e imprecisões caras decorrentes da cadeia de custódia de seus produtos, mas também tem casos de uso mais amplos.
A ideia por trás do VeChain
VeChain é uma solução de blockchain com foco em negócios que busca ajudar as empresas a resolver seus pesadelos logísticos complicados com a ajuda do livro razão descentralizado transparente. Embora os sistemas baseados em livro-razão sejam inerentemente eficazes para a logística, eles são mais relevantes para empresas que coordenam a remessa de produtos confidenciais para os quais a cadeia de custódia é uma proposta cara, mas necessária. É nesse nicho que o VeChain é mais aplicável, embora a ideia possa ser aplicada em outro lugar com a mesma eficácia.
Em vez de contratar mais capital humano ou juntar uma mistura aleatória de software de rastreamento entre as partes interessadas, as empresas podem simplesmente “conectar” ao blockchain VeChain. Isso é possível devido ao suporte integrado do VeChain para etiquetas RFID e identificação IoT, que já é um método popular para rastrear cargas, por exemplo. O VeChain injeta nova vida a essa noção com identidades RFID que, quando digitalizadas com um aplicativo, são automaticamente registradas no livro-razão. Tudo o que um fabricante precisa para incorporar seu estoque e remessas no livro-razão (incluindo suas mudanças de status em andamento em relação à temperatura, localização e outros elementos) é escanear itens com um aplicativo de smartphone e conceder acesso às partes interessadas relevantes.
O exemplo que a VeChain dá é uma empresa farmacêutica com medicamentos sensíveis que devem ser mantidos em condições cuidadosamente equilibradas durante o transporte. Os fabricantes de pílulas podem colocar uma etiqueta RFID em uma caixa de remédio, por exemplo, que, quando escaneada, carrega a identificação exclusiva da caixa para o livro razão blockchain imutável O cliente final pode escanear a etiqueta com seu próprio aplicativo no momento da entrega, para ver por onde e como ela viajou, quem a tocou e se alguma condição predeterminada do item foi violada. Com apenas um ID exclusivo e um livro-razão permanente para rastrear itens, problemas de execução deficiente da cadeia de custódia, ou mesmo fraude, podem ser eliminados.
A liderança da VeChain ajudou a apresentar essa ideia a muitas indústrias, incluindo tabaco e álcool, produtos congelados, automotivo, produtos de varejo de luxo, farmacêuticos, armazenamento refrigerado e muito mais. Isso não é surpresa, dada a experiência e a grande rede do CEO Sunny Lu, por exemplo. Lue atuou como executivo de TI em várias empresas da Fortune 500 por 13 anos antes de iniciar a VeChain. O ex-gerente sênior da Deloitte e PwC e atual CFO da VeChain Jay Zhang é outro influenciador que provavelmente ajudou a forjar a parceria tardia da VeChain com a própria PwC.
Parcerias VeChain
Para uma startup relativamente jovem (lançada no final de 2017), a VeChain já conseguiu fechar várias parcerias de grande nome. Um anúncio recente de parceria envolve a DNV GL, líder mundial em garantia de qualidade e gerenciamento de risco, que foi anunciado em 7 de março de 2018. O ponto central das operações da DNV GL é que eles auditam e concedem certificação para empresas que passam no teste e trabalham com a VeChain para liberar esses certificados no livro-razão para que eles sejam mais acessíveis. Uma forma que já foi aplicada envolve clientes da vinícola DNV GL que colam IDs na garrafa para usar o VeChain DApp (aplicativo descentralizado) My Story. Os compradores de vinho podem, então, eventualmente ver onde as uvas foram adquiridas e como foram colhidas.
A VeChain também pegou um grande peixe no início com a PricewaterhouseCoopers, a empresa de contabilidade e auditoria de renome internacional. O empreendimento é uma via de mão dupla, com a PwC aconselhando a VeChain quando necessário, mas também inscrevendo seus próprios clientes no My Story DApp da VeChain mencionado acima. Por exemplo, o cliente DIG da PwC usa My Story para impor a prevenção de fraudes em seu sistema de distribuição de bebidas alcoólicas na China, para que os compradores de garrafas no final da cadeia de abastecimento possam verificar se seu álcool é legítimo. A VeChain assinou várias outras empresas globais de nível empresarial que desejam funcionalidades semelhantes, como a Kuehne & Nagel (frete marítimo e aéreo internacional).
Histórico de preços VET
O ICO para VeChain foi lançado em 17 de agosto de 2017. Pouco antes da corrida para o pico de quase US $ 20.000 do Bitcoin, o token VEN experimentaria volatilidade rapidamente durante seus primeiros meses ainda não testados. Durante o ICO, 3500VEN era o equivalente a 1ETH, que estava pairando perto de $ 300 na época, dando a 1 VEN o valor inicial de $ 0,085.
O preço logo começou a subir, com a bolha do mercado de criptomoedas atingindo um preço de mais de $ 9,00 no início de janeiro de 2018. Conforme o mercado se acalmou nos meses seguintes, o VEN atingiu um resultado semelhante, chegando a $ 2,35 em março e voltando para $ 5,05 antes de cair para $ 1,62 em junho. =
Após o lançamento da plataforma de mainnet Thor da VeChain em julho de 2018, a empresa lançou um programa de troca de tokens para os investidores converterem seu VEN em VET na proporção de 1: 100. O preço atual de 1 VET é $ 0,018. O objetivo da troca era mudar de um token baseado em Ethereum para um que é nativo para VeChainThor.
Tecnologia VeChain
O núcleo da oferta da VeChain é sua versão mainnet recém-lançada do VeChainThor, que é seu próprio blockchain autônomo. Ele tem seus próprios componentes cruciais, incluindo uma nova carteira Thor para o token VET trocado, bem como aqueles que governam o lado econômico e logístico da solução.
VeVID: Identidade VeChain
A tecnologia VeChain Identity é o que torna tão fácil digitalizar, incorporar e rastrear itens no livro-razão. Quando um novo produto é escaneado, é fornecido um VID que corresponde a um hash SHA256 único e criptografado, que pode então ser escrito no código RFID do produto, por exemplo. O VID também oferece suporte à correspondência com dispositivos NFC (Near-Field Communication), outros dispositivos IoT e também tecnologia de leitura comum, como códigos de barras simples ou códigos QR. Isso possibilita que cada item tenha um ID único que não pode ser adulterado e rastreie o que acontece com qualquer item, não importa onde ele esteja ou a distância que tenha viajado.
Nós
Cada blockchain precisa de nós, que são essencialmente as fontes distribuídas de seu poder. O VeChain permite que as empresas que usam seu blockchain executem seus próprios nós, que podem ter uma funcionalidade especial com base em suas demandas específicas. Um nó para uma empresa de vinho que usa VeChain, por exemplo, pode ter um nó que precisa de recursos especiais de gerenciamento de chave pública e privada. Os nós também podem ser públicos e recompensar tokens de EFP para aqueles que os executam e ajudam a apoiar o ecossistema. Existem quatro tipos de nós, classificados com base em quanto VET cada um precisará reter para executá-lo:
- Nós de força: 10.000 VET
- Thunder Nodes: 50.000 VET
- Nós de Mjolnir: 150.000 VET
- Nós de Thrudheim: 250.000 VET
Os três primeiros tipos de nós receberão a recompensa padrão por realizar VET (de 0,00042 THOR por VET por dia) mais um bônus da Fundação VeChain. O último nó (Thrudheim) também receberá um extra de 30% em THOR (veja abaixo) que é consumido nas transações na rede.
Ecossistema de duas moedas
Por realizar VET, mesmo se você não estiver executando um nó, VeChain recompensa você com THOR – sua moeda de segunda camada que é usada como NEO’s GAS para executar contratos inteligentes e aplicativos desenvolvidos em VeChainThor. Isso significa que as empresas que contam com a VeChain para rastrear suas cadeias de abastecimento e reforçar os fluxos logísticos têm um incentivo real para operar seu próprio nó.
Thor Wallet
Nenhuma solução de blockchain proprietária é sem sua própria carteira, e a carteira móvel VeChainThor reivindica essa função para a VeChain. Introduzida junto com o VeChainThor, a carteira suporta o novo token VET e a geração THOR, e em breve integrará o VeVID e outros DApps planejados para o VeChainThor. A VeChain pretende que sua carteira seja o epicentro de um ecossistema descentralizado onde as pessoas fazem transações entre si, compram produtos e gerenciam as chaves privadas de seus muitos serviços personalizados.
Como comprar VET
O lugar mais popular para negociar VET é em Binance, com um acumulado de 90% do volume total de tokens somente nesta bolsa e Tether (USDT) sendo a moeda de balcão mais popular. No entanto, também é possível encontrar VET em bolsas como Huobi, Lbank, Gate.io e KuCoin. Em todas essas bolsas, o VET pode ser comprado usando Tether, Bitcoin, Ethereum e Binance Coin. Na Binance, o volume de 24h do VET é de $ 17.475.109.
O VET também está disponível nas seguintes bolsas:
- Binance (Negociar VET com USDT na Binance)
- Binance (Negociar VET com BTC na Binance)
- Binance (Negociar VET com ETH na Binance)
- LBank (Negocie VET com BTC no Lbank)
- Huobi (Negocie VET com USDT na Huobi)
Como armazenar VET
Como um token relativamente novo (recentemente trocado da VEN), encontraremos poucos lugares para armazenar seus tokens VET, com o melhor lugar obviamente sendo a carteira móvel VeChainThor oficial. Existem vários outros destinos para armazenar seu VET, incluindo MyEtherWallet e algumas soluções de hardware como Trezor também. Esteja ciente, no entanto, que ainda não há suporte nativo para VET usando uma carteira de hardware. Assim que a integração do token VeChain com Ledger for lançada, mais opções de armazenamento provavelmente surgirão.
Roteiro e planos futuros
VeChain fez avanços impressionantes em seus poucos anos de existência e conseguiu atingir seus marcos em tempo hábil, e o menos importante deles foi o lançamento de Thor na rede principal. No quarto trimestre de 2018, a VeChain planeja lançar a integração cross-chain e side-chain, o que ajudará a posicionar a blockchain VeChainThor na mesma liga de interoperabilidade que as plataformas blockchain mais maduras.
Agora que seu próprio blockchain foi lançado, o capital levantado pela VeChain durante seu ICO será alocado para assinar parceiros corporativos para sua Fundação e ajudá-los a integrar o blockchain em seus sistemas de logística e cadeia de suprimentos. Com um produto comprovado e uma lista crescente de empresas que contam com a VeChain, o valor de seu ecossistema aumentará e receberá maior atenção do público