Análise do Power Ledger (POWER): Um mercado ponto a ponto para energia renovável
Power Ledger é uma plataforma de comercialização de energia que permite aos consumidores com painéis solares no telhado venderem o excesso de eletricidade aos vizinhos. No passado, a capacidade de vender energia solar para acesso só era possível por meio de grandes empresas centralizadas. O Power Ledger permite a compra e venda direta de energia por meio de sua plataforma a preços abaixo do mercado. O projeto é construído sobre o Ethereum, permitindo o acesso a contratos inteligentes e serviços oracle (serviços que dão histórico e recebem incentivo financeiro para relatar informações precisas).
Resumo do Artigo
- A ideia e a equipe por trás de POWR
- Parcerias POWR
- O histórico de preços POWR
- A Tecnologia POWR
- A rede POWR
- Potencial futuro de POWR e competição
- Como comprar e armazenar POWR
- Roteiro e atualizações futuras
A ideia e a equipe por trás de POWR
O Power Ledger foi desenvolvido com o conceito de que, em algum momento, o autossuficiente de eletricidade será mais barato e mais eficaz do que depender da geração de nova energia, também de baixo custo, confiável e limpa. A alternativa é um sistema de energia do futuro que é uma plataforma de comércio descentralizada e “sem confiança”. A ideia por trás da plataforma é uma replicação do sistema de monetização usado com Uber e AirBnb.
A equipe do Power Ledger inclui cinco co-fundadores diferentes, juntamente com o capitalista de risco mundialmente conhecido Bill Tai.
A Dra. Jemma Green, atual cofundadora e chefe de relações externas, gestão de risco e desenvolvimento de liderança da Power Ledger, tem doutorado em Inovação Disruptiva pela Curtain University. Ela também é pesquisadora do Instituto de Política de Sustentabilidade da universidade, onde se concentra em inovação, energia, armazenamento e blockchain.
David Martin, cofundador e diretor administrativo da Power Ledger, possui vasta experiência no setor elétrico, com cargos executivos em duas empresas elétricas estatais. Seu objetivo agora é encorajar a adoção em massa do sistema Power Ledger e encorajar as reformas regulatórias necessárias para a adoção em massa.
O Dr. Gov van Ek, diretor e cofundador da Power Ledger, também possui vasta experiência em gestão de empresas. Ele também tem ampla experiência no desenvolvimento de blockchain, tendo sido cofundador da Ledger Assets, uma empresa australiana líder em desenvolvimento de blockchain. Ele tem um PhD em Tecnologia Total e é especialista em design de interface de computador, além de inteligência artificial.
John Bulich, cofundador e diretor técnico da Power Ledger, lidera a estratégia da empresa. Ele também é co-fundador da Ledger Assets.
Jenni Conroy é cofundadora e diretora da empresa. Com mais de 30 anos de experiência no setor de energia, ela chefia os serviços regulatórios e de negócios da Power Ledger. Ela também é consultora no setor de energia.
Parcerias POWR
A Power Ledger também firmou acordos com muitas grandes empresas internacionais de energia. Alguns dos mais proeminentes incluem os da Vector, o principal fornecedor de medição de eletricidade e gás em Auckalnd, Nova Zelândia; Western Power, a empresa de energia estatal na Austrália Ocidental; e Nest Energy, empresa responsável por instalações solares comerciais e industriais.
Até o momento, eles conseguiram trazer seu mercado para a Europa com o acordo do Instituto de Desenvolvimento Estratégico de Liechtenstein para ser o primeiro a usar a plataforma em 2019. Eles também têm um protótipo funcional no bairro de White Gum Valley, na Austrália Ocidental, onde eles estão trabalhando com a Western Power, a principal empresa de energia do estado, bem como com a Curtin University.
Ele também tem como alvo o mercado asiático. No final do ano, ela chegou a um acordo com o desenvolvedor de energia renovável da Tailândia, BCPG, para trazer sua tecnologia para a Tailândia.
A Índia seguiu o passo com a gigante de TI Tech Mahindra também concordando em implementar a tecnologia. Seu objetivo na Índia é criar microrredes para colocar comunidades em desenvolvimento na rede elétrica.
Recentemente, eles também anunciaram uma parceria com a Helpanswers para trazer o Power Ledger para os EUA.
O histórico de preços POWR
Desde o lançamento da plataforma em novembro, o preço do POWR subiu de forma constante, em média, chegando a US $ 1,62 no início de janeiro. Este aumento de preço ocorreu após o anúncio de um acordo com Bangkok, no qual vários complexos concordaram em trabalhar com Power Ledger.
Desde então, caiu mais de 80%, mas pode ser afetado por anúncios no futuro de parcerias ou novos desenvolvimentos tecnológicos. Muitos consideram a moeda um HODL de longo prazo.
A Tecnologia POWR
O Power Ledger é construído sobre o Ethereum e, dentro do projeto, há três camadas adicionais: o Power Ledger Core; Serviços Ecochain; e aplicações de Power Ledger.
O Power Ledger Core é a camada de contratos públicos inteligentes. Ele fornece implementação confiável e de código aberto do ecossistema de token POWR.
A camada Ecochain consiste em seu próprio blockchain privado que pode ser usado na indústria de energia. Foi testado nos mercados de energia em ambientes de alta carga em 2016 e 2017. Entre os serviços que inclui estão a criação e gestão de tokens Sparkz, armazenamento e verificação de leituras de medidores inteligentes, negociação de dados relacionados e um processador de pagamento tradicional (fiat) moeda.
As camadas de aplicação do Power Ledger incluem as seguintes aplicações:
- P2P Trading – oferece aos varejistas a opção de os consumidores negociarem eletricidade entre si e receberem o pagamento em tempo real de um sistema de reconciliação e liquidação automatizado e confiável.
- NEO-varejista – fornece aos varejistas NEO gerenciamento inteligente de demanda e fornecimento, incluindo liquidação de pagamentos e remuneração quase em tempo real.
- Microrrede / Operador de rede incorporada / estratos – permite medição de eletricidade, aquisição de big data, microtransações rápidas e gerenciamento de rede em escala granular.
- Liquidação do Mercado Atacadista – oferece otimização e gerenciamento de despacho rápido e transparente, agregação de dados, reconciliação e liquidação para os mercados atacadistas de energia.
- Gerenciamento de ativos autônomos (AA) – fornece propriedade compartilhada de ativos de energia renovável, juntamente com a comercialização de propriedade de ativos renováveis.
- Gerenciamento de mercado distribuído – fornece medição otimizada de dados e coleta de big data, acesso e despacho de ativos, liquidação rápida de transações, balanceamento de carga de rede, gerenciamento de frequência, resposta do lado da demanda e gerenciamento de carga.
- Veículos elétricos – facilita a medição em tempo real de dados, coleta de dados, identificação do usuário e liquidação rápida de transações.
- Power Port – permite pipeline virtual e assistência rodoviária por meio da plataforma e pode fornecer uma instalação de descarga de armazenamento móvel mantendo o fornecimento de energia para consumidores de energia predominantemente autossuficientes.
- Comércio de carbono – oferece contratos inteligentes para comerciantes de carbono para garantir transações digitais entre organizações, incluindo credibilidade de ativos, transparência e capacidade de auditoria. Apoia a entrega de créditos de carbono às autoridades reguladoras.
Mais aplicativos serão desenvolvidos no futuro.
A rede POWR
A plataforma Power Ledger oferece aos consumidores a oportunidade de fazer transações com os mercados de energia em todo o mundo, bem como a capacidade de se adaptar a quaisquer futuras mudanças regulatórias. A plataforma Power Ledger consiste em duas camadas de blockchain: o Power Ledger Token (POWR) e Sparkz. Os tokens têm funções separadas.
Os tokens POWR permitem que aqueles que usam o aplicativo (varejistas, gerentes de propriedade, serviços públicos, etc.) e os participantes usem a plataforma, enquanto os tokens Sparkz são emitidos contra tokens POWR e usados por aqueles que usam o aplicativo para integrar seus clientes. Sparkz é propositalmente projetado para valer uma unidade de eletricidade em vários mercados em todo o mundo.
Como comprar POWR
Você pode comprar moedas POWR através da troca Binance com Bitcoin, Ether ou Binance. Binance atualmente tem o maior volume de negociação POWR e permite que você troque POWR com moedas Bitcoin, Ether e Binance.
Depois de se registrar no Binance, você pode comprar POWR com uma ordem “limite”, onde você define manualmente o preço pelo qual deseja comprar POWR, ou uma compra de “mercado”, onde você compra POWR ao melhor preço disponível. Outra opção é um stop-limit, que é uma ordem para comprar ou vender uma moeda quando o preço atinge um determinado preço.
Leia nosso guia como usar o Binance Exchange
Você também pode comprar POWR nas seguintes trocas:
- Upbit (Negocie com KRW na Upbit)
- Huobi (Negocie com a BTC na Huobi)
- Bittrex (Negocie com BTC na Bittrex)
- BX Tailândia (Negocie com THB no BX Thailand)
- LAToken (Negocie com LA no LAToken)
Como armazenar POWR
Você pode armazenar o Power Ledger em uma carteira que tenha suporte ERC20, como Coinomi, MetaMask ou MyEtherWallet, mas para segurança máxima, considere carteiras de hardware como Ledger Nano S e Trezor.
Roteiro e atualizações futuras
No terceiro trimestre de 2017, a plataforma incentivou os primeiros usuários da plataforma com o Token Generation Event, o primeiro evento ICO da Austrália. Ele arrecadou um total de $ 34 milhões com a venda de 350 milhões de moedas.
No final de 2017, a empresa se concentrou no desenvolvimento de seus aplicativos, e 2018 trouxe o foco em incentivar os primeiros hosts de aplicativos a usar e contribuir com a plataforma. Além disso, o Power Ledger fará a transição para uma rede Consortium Ethereum sem taxas.
Conforme o ano avança, o Power Ledger incentivará os detentores de tokens POWR a se tornarem coproprietários e beneficiários de ativos renováveis. Ela continuará a desenvolver mais aplicativos e hosts de aplicativos de destino.