Como descobrir se tenho afasia?

Como descobrir se tenho afasia?

Como identificar uma pessoa com afasia

Sintomas da Afasiafala com frases curtas, incompletas ou que não fazem sentido;substituição de uma palavra por outra ou um de som por outro;fala palavras irreconhecíveis;não entende a conversa de outras pessoas;escreve frases sem sentido.

O que pode causar a afasia

A afasia é um transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e acomete adultos e idosos. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

O que é sofrer de afasia

A afasia é uma disfunção que faz com que o paciente tenha dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão.

Qual exame para detectar afasia

São feitos exames de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM), para descobrir qual o tipo de lesão cerebral que causou a afasia.

Quais são os três tipos de afasia

Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

Como começa a doença afasia

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

Como reverter a afasia

Não existe tratamento específico

Não existem tratamentos à base de medicamentos que permitam reverter, abrandar ou curar a afasia progressiva primária. Segundo o neurologista Diogo Haddad, alguns medicamentos podem minimizar impactos decorrentes dos sintomas da doença.

Quem pode diagnosticar afasia

Como diagnosticar a afasia O diagnóstico da afasia é clínico e deve ser realizado por um neurologista que, após escutar o paciente e realizar avaliações físicas, pode solicitar a realização de testes neuropsicológicos, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Quem pode ter afasia

Além de AVCs, doenças degenerativas, doenças metabólicas, traumatismos, tumores, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência podem levar à afasia. Esse distúrbio pode ocorrer em indivíduos de todas as idades, porém é mais frequente em pessoas idosas.

Como se prevenir da afasia

Evitar o tabagismo, praticar atividade física regular, manter uma alimentação saudável são hábitos que reduzem as chances de quadros de hipertensão, diabetes e obesidade, assim como os riscos das doenças de base que podem gerar a afasia.

Como vive uma pessoa com afasia

A afasia pode mudar as relações com a família e amigos, dificultar a independência ao sair de casa (como ao usar transporte público ou fazer compras), afetar a auto-identidade e, como para Willis, pode afetar a capacidade de trabalhar.

Quem diagnóstica a afasia

O tamanho da lesão cerebral e o tipo de doença de base determinam o grau de deficiência da linguagem. O diagnóstico das afasias é eminentemente clínico, sendo o neurologista o profissional mais habilitado para este diagnóstico.

Qual médico trata afasia

O diagnóstico de afasia é feito pelo neurologista, porém alguns sintomas podem ser notados pelo próprio paciente ou pessoa próxima.

Quando há alguma afasia como recuperar a fala

“Quando (a afasia) é por lesão, por AVC, a gente reabilita o paciente com estimulação do processamento da linguagem. Dizer que tem cura ou que a pessoa volta a se comunicar como antes, isso vai depender muito de cada caso, da extensão dessa lesão e da gravidade do quadro.