Quanto tempo demora para curar a miocardite?
O que é bom para curar a miocardite
O tratamento para miocardite, geralmente, é feito em casa, com repouso para evitar excesso de trabalho do coração. Porém, é necessário também fazer o tratamento adequado da infecção presente na origem da miocardite e, pode ser necessário tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais.
Como tratar miocardite naturalmente
A miocardite pode sarar naturalmente com o fim do período de infecção. Para isso, são necessários repouso, para evitar excesso de trabalho do coração, e observação profissional, pois o quadro de inflamação pode se agravar e até mesmo evoluir para óbito.
Quais são as consequências da miocardite
As principais consequências da miocardite são a redução da capacidade do coração de bombear o sangue e o surgimento de arritmias cardíacas. Em situações mais graves, pode ocorrer a formação de coágulos no coração, levando a um acidente vascular cerebral ou infarto.
O que fazer ao perceber os sintomas da miocardite
Sempre que houver qualquer anormalidade, é recomendado consultar um médico e, no caso de sintomas de miocardite, o especialista a ser procurado é o cardiologista.
Por que da miocardite
Na maioria das vezes, a miocardite surge após uma infecção viral, bacteriana, por fungos ou parasitária. Assim, pode ser uma complicação dos quadros mais comuns de gripe até de infecções diretamente relacionadas ao coração, como febre reumática e doença de Chagas.
Onde é a dor da miocardite
Pessoas com miocardite podem sentir dor no peito, palpitações, dor nas articulações, cansaço, desmaios ou febre. Se a inflamação do músculo cardíaco leva a uma redução da função de bombeamento, também podem ocorrer sintomas de insuficiência cardíaca, tais como inchaço das pernas e falta de ar.
Quando suspeitar de miocardite
Deve-se suspeitar de miocardite quando outros pacientes de outra forma saudáveis sem fatores de risco cardíaco apresentam sintomas de insuficiência cardíaca ou arritmias. ECG, enzimas cardíacas e exames cardíacos de imagem não são específicos para miocardite, mas podem ser diagnósticos no contexto clínico apropriado.
Como saber se estou com miocardite ou pericardite
O diagnóstico é confirmado por Eletrocardiograma (EEG), Ecocardiograma (ECG) e exames de sangue.
Qual exame identifica a miocardite
Diagnóstico de miocardite
É feito um ECG para procurar evidências de um problema cardíaco. Os médicos medem os níveis de marcadores cardíacos (substâncias presentes quando há danos no coração) no sangue. O ecocardiograma pode indicar anormalidades em pessoas com miocardite.
Por que causa miocardite
Na maioria das vezes, a miocardite surge após uma infecção viral, bacteriana, por fungos ou parasitária. Assim, pode ser uma complicação dos quadros mais comuns de gripe até de infecções diretamente relacionadas ao coração, como febre reumática e doença de Chagas.
Quais medicamentos podem causar miocardite
As três classes de medicamentos mais comumente associadas a miocardite são: antipsicóticos, antineoplásicos e vacinas. Considerando-se cada fármaco isolado, a associação mais frequente foi com clozapina, vacinas contra varíola/antraz e o imunoterápico nivolumabe.