O que António Vieira criticava?
O que o Padre Antônio Vieira criticava
Responsável pelo desenvolvimento da prosa no período do barroco, Padre Antônio Vieira é conhecido por seus sermões polêmicos em que critica, entre outras coisas, o despotismo dos colonos portugueses, a influencia negativa que o Protestantismo exerceria na colônia, os pregadores que não cumpriam com seu ofício de …
Qual critica António Vieira faz o estilo de sua época
Vieira também critica outra facção do barroco e usa sempre de grandes argumentos de persuasão em seu discurso. Pregando com diversos recursos, entre eles a retórica, seu Sermão ainda é considerado como um pensamento válido para os dias de hoje.
O que Vieira acusa diretamente
b) ( V ) Vieira acusa diretamente o estilo gongórico como o responsável pelo afastamento dos fieis.
Qual era o objetivo do Padre Antônio Vieira
Padre Antônio Vieira foi um orador, filósofo, escritor e um dos missionários enviados para a catequização dos índios (conversão para a religião católica) na conquista do Brasil, no século XVII.
Qual o estilo criticado por Vieira em seu sermão
Usando a resposta anterior, o leitor percebe que Antônio Vieira criticou duramente outro estilo no período barroco, que era usado por muitos pregadores exibicionistas. “Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras”.
Qual a linha de pensamento usado pelo Padre Antônio Vieira
Padre Vieira faz parte do Barroco, estilo de época que, no Brasil, durou de 1601 a 1768. Portanto, seus sermões podem apresentar as seguintes características: Fusionismo: combinação entre a visão medieval e a renascentista. Culto ao contraste: oposição de ideias.
Quais os temas tratados nas obras de António Vieira
Além de sermões, Vieira também escreveu cartas, textos proféticos, poesia e teatro. Sua vida e obra foram marcadas pelo envolvimento em questões políticas, na defesa da Coroa portuguesa e da fé católica, apesar de Vieira sofrer perseguição da Inquisição portuguesa.
Qual o principal Sermão do Padre Antônio Vieira
Sermão da Sexagésima
O Sermão da Sexagésima é um dos mais conhecidos “Sermões” do escritor e orador barroco Padre Antônio Vieira. A obra foi escrita em prosa no ano de 1655 e sua temática está pautada na religiosidade. O Sermão da Sexagésima foi proferido na Capela Real de Lisboa, em 1655.
Qual figura de linguagem Vieira critica nesse texto
Resposta. A figura é Antítese⇒ É a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras ou expressões de sentidos opostos.
Quais são as principais características da obra do Padre Antônio Vieira
Os sermões do Padre Antônio Vieira fazem parte do Barroco e apresentam características como: culto ao contraste, rebuscamento da linguagem, além do uso de antíteses e paradoxos. Além de sermões, Vieira também escreveu cartas, textos proféticos, poesia e teatro.
Quais assuntos o Padre Antônio Vieira abordou em seus sermões
Em seus sermões, padre Antônio Vieira não se limitou à pregação factual, à conversão dos cristãos ou à manutenção da fé; sua obra abordou temas políticos e sociais caros para seu tempo.
Qual a representatividade do Padre Antônio Vieira
Padre Antônio Vieira é considerado o principal autor do barroco do Brasil e de Portugal. Grande orador de sua época, pregava com eloquência para índios, brancos, negros, brasileiros, africanos, portugueses, dominadores e dominados.
Qual o principal sermão de Padre Antônio Vieira
Sermão da Sexagésima
O Sermão da Sexagésima é um dos mais conhecidos “Sermões” do escritor e orador barroco Padre Antônio Vieira. A obra foi escrita em prosa no ano de 1655 e sua temática está pautada na religiosidade. O Sermão da Sexagésima foi proferido na Capela Real de Lisboa, em 1655.