O que causa o câncer de linfoma?
O que leva a pessoa a ter linfoma
Fatores de risco do linfoma
Alguns linfomas estão relacionados a infecções crônicas (como por HIV e HTLV) que podem predispor à mutação das células linfáticas. Outros podem ocorrer devido a fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos. O histórico familiar da doença também está relacionado a um maior risco.
Quais os primeiros sinais de linfoma
Os principais sintomas de linfomas envolvem:suores noturno;esplenomegalia (aumento do baço);aumento dos linfonodos (gânglios);febre, coceira na pele;perda de peso sem motivo aparente.
Quem tem risco de ter linfoma
O risco de linfoma não Hodgkin é maior em homens do que em mulheres, no entanto existem certos tipos de linfoma não Hodgkin, que são mais comuns em mulheres. Raça, etnia e geografia. As pessoas de cor branca são mais propensas que as negras e as asiáticas a desenvolver linfoma não Hodgkin.
Como evitar câncer de linfoma
A melhor forma para prevenção desse câncer, no que diz respeito às exposições químicas potencialmente carcinogênicas é a eliminação desses fatores dos ambientes de trabalho, por meio da substituição por produtos menos nocivos ou de menor risco.
Quanto tempo vive alguém com linfoma
O tempo médio de sobrevivência situa-se entre os sete e os dez anos. A maioria dos doentes que sofrem desta forma da doença manifestam recidivas/recaídas, apesar do tratamento inicial bem sucedido. O período decorrido entre o tratamento e a recidiva/recaída pode variar, sendo geralmente de 1,5 a 4 anos.
Quem tem linfoma sente dor
“O aspecto dor não é comum nos linfomas. É mais comum ter o aumento daquela estrutura indolor. Se o aumento daquele gânglio se estende por um período de semanas, é menos provável que seja uma infecção.
Quando o linfoma é perigoso
Os linfomas agressivos se desenvolvem rapidamente e, se não tratados a tempo, podem levar a óbito em meses. Porém, nesse tipo de linfoma, as células respondem bem à quimioterapia, podendo haver, se identificado precocemente, chances de cura.
Qual a chance de cura de linfoma
No linfoma de não Hodgkin, informa o oncologista, as chances de cura são de 70%. A recidiva em 24 meses – retorno da doença após tratamento bem-sucedido – ou resistência à quimioterapia nos linfomas de alto grau, diz Medina, é de aproximadamente 35%.
Em que parte do corpo aparece linfoma
Sinais e sintomas que podem indicar um linfoma
O câncer nos gânglios do pescoço, da axilas e da virilha pode apresentar ínguas ou inchaço nos linfonodos, que são indolores. Quando a doença atinge a região do tórax, é comum a presença de tosse, falta de ar e dor torácica.
Que tipo de linfoma é mais grave
O linfoma de Burkitt e linfoblástico são considerados agressivos, pois apresentam um rápido crescimento. Dessa forma, necessitam de tratamentos bastante intensivos e normalmente são administrados com o paciente internado.
Qual parte do corpo aparece o linfoma
Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.
Onde o linfoma ataca
O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Entretanto, enquanto a leucemia tem origem na medula óssea, o linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios linfáticos, que é parte tanto do sistema circulatório, como do sistema imune.